Alimentação dos cães – Quais alimentos não podem consumir?

1
14
Alimentação de pets
Alimentação de cães

Itens inofensivos para humanos, como chocolate, cebola, entre outros podem fazer mal para a saúde dos pets.

A alimentação dos cães é composta por alimentos específicos para a espécie, mas pode incluir também algumas frutas e verduras. Entre as principais dificuldades dos tutores está a manutenção da dieta do pet.

Os cães costumam pedir por alimentos inadequados quando veem o tutor se alimentado, e ceder as investidas, apesar de parecer inofensivo pode acabar gerando problemas graves.

Por isso, é preciso tomar cuidado antes de oferecer determinados alimentos para os animais. Alguns itens comuns na dieta humana podem fazer muito mal para os pets. Apenas um pedaço de algo proibido significar um grande perigo.

O consumo de chocolate, por exemplo, traz riscos. O item contém a teobromina, um alcaloide com efeito estimulante.

Nos pets essa substância pode causar náusea, convulsões, aumento dos batimentos cardíacos e intoxicação, pois os pets não têm a enzima que metaboliza a teobromina.

Os produtos com açúcares são proibidos, já que podem causar diabetes, pancreatite e obesidade e outros problemas decorrentes dessas doenças.

Os legumes de bulbos, como a cebola e o alho também são vilões na alimentação dos pets. Ambos possuem a substância n-propil dissulfito, um oxidante, que pode romper as células sanguíneas dos animais, que são sensíveis ao componente, e causar anemia.

Algumas frutas também representam perigo para os cães. É o caso das uvas e carambola que podem causar intoxicação e levar a insuficiência renal.

Apesar dos itens citados, alguns alimentos são liberados para os pets, como maçã, banana e goiaba, cenoura, brócolis e abóbora, sempre com cautela sobre a quantidade oferecida.

É importante ressaltar, que antes de introduzir qualquer alimento na rotina dos cães, o tutor deve consultar um médico veterinário de confiança, pois o profissional indicará quais itens podem ser incluídos sem causar nenhum problema para o pet.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here