Ambientes pequenos: Como resolver a decoração e o mobiliário?

0
28
pequenos ambientes
Decoração e Mobiliário para Ambientes Pequenos

Com o acelerado crescimento das cidades, os espaços de moradia estão cada vez mais reduzidos, como é o caso dos novos empreendimentos de apartamentos.

Em ambientes pequenos a criatividade e a funcionalidade devem estar presentes no projeto de decoração, fazendo com que os espaços sejam práticos e tenham o melhor aproveitamento possível, sem deixar que fiquem bonitos e aconchegantes.

Uma das opções para otimizar espaços pequenos é o uso de móveis sob medida ou móveis planejados. O custo desse tipo de mobiliário é maior, se comparado com móveis comprados prontos, mas faz toda a diferença na organização e no aproveitamento desses ambientes.

O mobiliário é feito personalizado e adequado às necessidades de cada local. Por isso investir em móveis planejados para cozinhas, quartos e outros cômodos da casa além de melhorar a sua utilização, ajudam a valorizar o imóvel para a futura venda.

Algumas dicas para valorizar ambientes pequenos:
  • Móveis planejados com múltiplas funções

A cozinha integrada com a sala é uma boa solução para resolver problemas de espaço em apartamentos pequenos.
Um tampo contínuo também resolve o problema de espaço para as máquinas da lavanderia.
A cozinha pequena e personalizada é uma das opções mais pedidas em lojas de móveis planejados.
O desafio é juntar dois ambientes com usos muito distintos: sala (área de interação social, assistir filmes, descanso, etc.) e cozinha (preparo de alimentos, guarda de louças e mantimentos, eletrodomésticos) para que se harmonizem, através do uso de materiais de fácil manutenção e limpeza, cores similares e armários com várias utilidades.

Imagem: Cozinha – www.studioarchi.net.br/interior/projeto-residencial/cozinha

O home office é outro exemplo de bom uso para espaços reduzidos. Com a tendência de trabalho à distância, muitas pessoas trabalham em casa e para isso necessitam de um lugar adequado.
Uma bancada para computador fixo ou portátil, algumas gavetas e prateleiras já são o suficiente para delimitar esse local de trabalho, estimulando a concentração e a criatividade

Imagem: Home Office – www.studioarchi.net.br/interior/projeto-residencial/home-office

As camas embutidas em armários podem ser outra alternativa para deixar os ambientes multiusos.

Em pouco tempo pode-se transformar um escritório em quarto de hóspedes ou uma sala de TV em quarto, só retirando a cama retrátil de dentro do armário.

  • Uso de espelhos

Os espelhos ajudam a dar a sensação de amplitude nos espaços, além de refletirem mais a luz nos ambientes.
O posicionamento adequado do espelho faz com que o local pareça maior. Um exemplo disso é a utilização de espelhos nas portas de armários, a reflexão dos outros móveis faz parecer que o quarto é bem maior do que realmente é

Imagem: Quarto – www.studioarchi.net.br/interior/projeto-residencial/quarto1
  • Pisos únicos

O uso do mesmo tipo de piso em ambientes próximos causa a sensação de continuidade e amplitude. Ao usar mais de um tipo de revestimento no piso de um ambiente pequeno, a divisão de cores e texturas faz o local parecer ainda menor.

  • Cores claras

Cores claras são as mais indicadas para causar a impressão de ambientes mais amplos. Tetos pintados com cores claras, principalmente o branco neve, fazem o local parecer mais alto e a iluminação é melhor aproveitada, pois refletem mais a luz.
As paredes com pintura em tonalidades claras, (tais como: palha, cinzas, rosados, tons pastéis), dão a sensação de serem mais iluminadas e do espaço ser maior.
Para dar aconchego nesses ambientes, usar cores mais fortes nos acessórios, como almofadas, tapetes, colchas e quadros.

quarto de casal
Imagem: acervo pessoal – Quarto de Casal

Outra vantagem dos móveis sob medida para os imóveis é a sua valorização tanto na venda quanto na locação.
Para locação, um imóvel mobiliado e personalizado tem valor maior de aluguel, sendo uma vantagem para o proprietário. Já para quem vai alugar, agiliza a mudança do morador ao trazer somente os objetos pessoais.
E na hora de vender um imóvel mobiliado com móveis planejados, esse se torna mais atrativo aos compradores, pois já está organizado e com visual agradável. Isso faz com que o comprador tenha uma preocupação a menos com a mobília.
Mas isso só é válido se os móveis forem de boa qualidade, com bom acabamento e duráveis.
Essas são algumas dicas para otimizar espaços reduzidos, espero que as informações sejam úteis e se gostarem da matéria, é só curtir na página da revista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here