Ansiedade e os sintomas que precisam da nossa atenção!

1
603
Ansiedade

O que você acha de identifica-los?

Os sinais de ansiedade estão presentes em nosso no dia a dia, e estes sintomas físicos e mentais costumam aparecer mediante alguns desafios ou transtornos que encontramos diariamente.

Existe uma diferença entre a ansiedade de uma preocupação normal nos problemas corriqueiros que estamos sujeitos a passar ao longo de nossas vidas; e a ansiedade que nos faz sofrer antecipadamente por questões que não temos o controle de esperar o curso normal do tempo para poder soluciona-las da melhor forma.

Vamos a um exemplo simples de preocupações:

Sem ansiedade: ficar preocupado com o pagamento em geral das contas a pagar que temos dentro do mês, medo ou receio de ser demitido…

Com ansiedade: Pensar constantemente em possibilidades de falta de dinheiro, demissão, problemas de relacionamento, entre outras questões que as vezes só o tempo pode solucionar e dar a resposta que buscamos as vezes incansavelmente, e muitas vezes não temos respostas de como devemos agir ou como faremos para antecipar a solução de determinado assunto que assombra os nossos pensamentos.

A ansiedade rouba você de você mesmo (autor desconhecido)

A ansiedade é algo que vem tomando conta de muitas pessoas, alguns pensam que uma simples empolgação por algo já é ansiedade, mas não é só isso…

O Ansioso ele pensa muito mais no que vai fazer do que nas coisas que ele está fazendo no momento atual, a cabeça e os pensamentos estão lá na frente no tempo futuro e esquece o tempo presente.

E estar fora do Ar, descompasso com o tempo presente, sua mente fica totalmente em desordem, pois o correto é alinhar os afazeres e pensamentos de acordo com as premissas do momento.

Eu não estou dizendo que não se deve pensar no Futuro, mas tudo exige equilíbrio e bom senso.

E quando nos preocupamos em demasia com o que ainda esta por vir gera um desconforto em nosso corpo, aumenta a adrenalina, coração dispara, a voz fica ofegante, entre vários outros sintomas que são impróprios para a nossa saúde.

Pois não executamos corretamente as tarefas ou ações do momento, gera um desgaste emocional e físico devido o nosso corpo e mente gastar as energias com algo que poderia esperar mais um pouco.

E assim entramos em uma DICOTOMIA, num impasse entre corpo e alma.

“A dicotomia corpo/alma possui uma problematização muito antiga que começa há mais de quatro séculos antes de Cristo, onde na maioria filósofos gregos (principalmente Platão, Sócrates e Aristóteles) viam a alma como o lugar privilegiado da razão, da sabedoria e da ciência. E perdura por vários outros filósofos da antiguidade em todas as partes do mundo mostrando-nos a dificuldade de aceitar o corpo como situação e necessidade de manter contato com a realidade, e definir suas percepções e subjetividades dentro das relações entre homens e natureza” – Wikipédia

Quando somos ansiosos vivemos numa cobrança interna muito grande, pois pessoas que agem e pensam desta forma querem resolver tudo o quanto antes, encontrar soluções o mais rápido possível para determinada situação, e nem sempre acabam tomando a melhor atitude.

É um sofrimento desnecessário, mas que pode ser resolvido, vou citar apenas 4 coisas, mas têm muitas outras ações que você pode fazer para se livrar deste desconforto interno:

  1. Pratique atividades físicas. A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios;
  2. Evite pensamentos negativos;
  3. Invista em alimentos com triptofano;
  4. Mantenha foco de atenção no presente.

E depois de tanta informação, sou eu que estou ansiosa por saber a sua opinião.

Comente o que você achou, e me diga você é ansiosa(o)?

Um grande abraço e te encontro no próximo artigo.

Artigo anterior30 de abril – Comemorado o Dia do Ferroviário
Próximo artigoPor que nós precisamos de abelhas no mundo?
Alessandra Batista
Colunista Oficial, com publicações mensais Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE. Após atuar por vários anos em multinacionais liderando processos e equipes no exterior, construiu carreira dentro do SEBRAE SP, desenvolvendo projetos governamentais, melhoria da competitividade e desenvolvimento territorial, voltado ao público empreendedor e as MPE´s. Hoje, assessora profissionais e empresas a construírem e fortalecerem seus negócios por meio de posicionamento estratégico para alcançarem sucesso na carreira profissional ou como Empreendedor. Recentemente agregou outra atividade como “Mentora de Projetos” da Prefeitura de Guarulhos. Baseada em conhecimentos de consultoria empresarial, técnicas e ferramentas de Coaching e Análise de Perfil, desenvolve a alta performance em negócios e mentoring.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente escolha de tema, Alessandra! Obrigada por compartilhar conteúdo de qualidade. Quem sabe num próximo artigo você possa explicar com mais detalhes as dicas para ajudar no controle da ansiedade? Beijos, querida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here