Ansiedade: Um Desafio Ruim ou Uma Aliada Para o Aprendizado?

3
101
Razão e Emoção
Ansiedade - Razão e Emoção

A Ansiedade na grande arte de olhar para si e se perceber como ser humano em constante evolução.

Vemos muito em nosso dia a dia que uma das grandes dificuldades da sociedade hoje é a ansiedade. Mas então fica a pergunta: a ansiedade é ruim ou pode ser uma aliada para que você possa olhar para dentro de si e se oportunizar refletir sobre o que você está sentindo?

Os dias vem e vão a todo momento, e muitas das vezes passamos pela vida sem nos darmos conta de que é preciso parar para analisar o que está acontecendo a nossa volta ou conosco mesmos.

É importante analisar com carinho cada situação. Mas muitas das vezes apenas se vai vivendo, passando pela vida, reagindo ao que acontece.

Mas será que isso é mesmo a melhor coisa?

Será que reagir as circunstâncias é a melhor alternativa?

Será que é a forma mais correta de agir?

A ansiedade é uma aliada do ser humano. É algo que sim, pode nos ajudar. E talvez você esteja se perguntado: Mas como isso pode ser? E a resposta é muito simples.

A ansiedade é um dos sinais que nosso corpo está emitindo para que se possa parar e olhar para dentro de si. Para analisar os sentimentos.

Quantas vezes temos um sentimento em nós, deixamos esse sentimento passar sem nem ao menos pararmos para realmente refletir sobre ele, e nem se quer percebemos o por quê ou para quê esse sentimento veio. Ou ainda, o que esse sentimento veio nos ensinar.

Identificar que se está num momento de ansiedade já é um grande passo. É um passo em direção a identificação do que você está sentindo.

É um sinal que alguma coisa em você está ruim. Então você conseguiu identificar um padrão de comportamento. E isso é excelente!

Você agora pode passar a se observar mais vezes. Vai passar a identificar com que frequência isso ocorre, e melhor ainda, vai poder identificar que tipo de situações levam você a se sentir de tal forma.

Identificando este padrão de comportamento você poderá controlar de forma muito melhor essas ocorrências de ansiedade, evitando o surgimento da mesma, pois já sabe como evitar tais comportamentos que levam a este sentimento.

E aí está a grande oportunidade da ansiedade. É a oportunidade de crescimento, evolução, expansão da sua consciência de olhar para sim.

Então sim a ansiedade pode ser boa quando você se oportuniza olhar para dentro de si e identificar que tipo de situação e comportamentos lhe causam ansiedade.

Sendo assim, você teve um belo aprendizado com esse sentimento, sabe agora o que você pode evitar para sentir-se cada vez menos ansiosa, e poder sentir-se cada dia melhor. E isso você poderá usar também para outros sentimentos.

Lembrando que a grande chave aqui é se oportunizar olhar para o aprendizado que cada sentimento vem lhe trazer. Olhar sempre com os olhos de um lindo aprendiz que passa pela vida buscando aprender com cada novo desafio que lhe surge.

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela Matéria! Sofri por 13 anos com a fiel escudeira ansiedade, graças a PNL desenvolvi habilidades e mudei comportamentos para nunca mais sentir tal emoção ruim.
    Amei tanto as estratégias da programação neurolinguística que hoje sou Trainer do Dr. Richard Bandler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here