As Agraristas da UBAU (CNMAU) lançam Coletânea de Artigos & Matérias

0
3529
Agraristas lançam Coletânea de Artigos & Matérias
As Agraristas da UBAU (CNMAU) lançam Coletânea de Artigos & Matérias

Coletânea de Artigos & Matérias “A voz feminina no agronegócio brasileiro”

As Agraristas da UBAU (CNMAU) lançam Coletânea de Artigos & Matérias “A voz feminina no agronegócio brasileiro”, Edição Especial em homenagem ao dia da Mulher.

A obra é fruto das publicações realizadas pelas mulheres da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU), entre março de 2020 e março de 2022, nas redes sociais da comissão e matérias divulgadas em revistas parceiras como aEmpreendedora, A Lavoura da Sociedade Nacional da Agricultura e Destaque News.

A ideia é homenagear as mulheres neste mês de março, já que celebramos o Dia Internacional da Mulher, e também incentivar a produção de conteúdo de qualidade pelas profissionais da área que se dedicam ao ramo do direito agrário e agronegócio e possuem conhecimento prático e teórico.

São quase 40 autoras, de todos os cantos do país, norte sul, leste oeste, que escreveram cerca de 70 matérias diferentes sobre agronegócio, sendo que o conteúdo das publicações é de alta qualidade e abordam os mais variados temas atuais e de relevância regional e nacional.

O desenvolvimento do trabalho na mulher no agronegócio, dentro e fora da porteira, demonstrando a força do empreendedorismo feminino e as redes de networking que estão melhorando a comunicação e fortalecendo o trabalho delas.

Reflexões de como a pandemia afetou o agronegócio, as preocupações do produtor rural e das demais cadeias produtivas quanto aos problemas gerados durante o lockdown e as consequências negativas para alguns segmentos.

Os artigos debatem a problemática da sucessão familiar no campo, sobre as dificuldades na continuidade dos negócios agrários pelos filhos, com necessidade de preparo do herdeiro em relação ao conhecimento técnico e de gestão das propriedades.

Também tratam dos desafios da regularização fundiária, para ter a documentação em dia e evitar autuações e multas, bem como facilitar o acesso ao crédito.

Questões trabalhistas envolvendo o produtor rural e o trabalhador do agronegócio, como normas de segurança e aposentadoria.

Avaliações da parte tributária, com esclarecimentos de dúvidas e planejamento fiscal de negócios agrícolas.

Discutem as novas demandas ambientais, para uma agenda de sustentabilidade e práticas de ESG, com possibilidade do produtor rural se beneficiar com títulos verdes e o pagamento por serviços ambientais – PSA.

Várias abordagens sobre o financiamento público do crédito rural, as linhas e programas, hipóteses e possibilidades de renegociação ou alongamento de dívidas em casos de perda de safras por chuva, seca ou outro fator, bem como a importância do seguro rural.

Além das novas formas de angariar recursos através de operações de barter ou do mercado de capitais, como o FIAGRO.

Análises dos contratos agrários típicos, como o arrendamento rural, com pedidos de retomada do imóvel ao arrendatário, motivos, prazos e possibilidades de retenção de benfeitorias.

As perspectivas e oportunidades do agronegócio brasileiro no mercado internacional, com nichos específicos de atuação e possibilidade de agregar valor aos produtos exportados e negociados no exterior.

Novas tecnologias de plantio, maquinário, utilização da internet etc. para melhoria da produtividade no campo e diversidade de produção.

Para conferir todas essas publicações, a Edição Especial de Coletânea de Artigos & Matérias “A Voz Feminina no Agronegócio Brasileiro” em homenagem às mulheres está disponível gratuitamente clicando na figura abaixo para fazer o download.

 

A obra foi coordenada por Heloísa Bagatin Cardoso, Vanessa Alves dos Santos, Ana Cristina Leinig de Almeida, Fabiana Ribeiro Pereira, Laís de Quevedo Canez Sipmann, todas associadas da Comissão Nacional das Mulheres Agraristas da UBAU.

Ao baixar a e-book da coletânea deixe um comentário abaixo

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui