Até quando precisaremos comemorar o Dia Internacional da Mulher?

0
20

“Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações” – Art 5º, Item I Constituição Brasileira.

A julgar pela desigualdade de gênero que encontramos na sociedade brasileira e mundial; ainda precisaremos comemorar muito o dia internacional da mulher.

Entretanto encontraremos na educação de meninas e meninos as oportunidades de criar a cultura da igualdade de gênero a ser alcançada até 2030 como propõe a ONU no ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 5.

Objetivo 5. Alcançar à igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

5.1 Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte

5.2 Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

5.3 Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e de crianças e mutilações genitais femininas.

5.4 Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais.

5.5 Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Alcançar tais metas é de essencial importância para mitigarmos os impactos nocivos da desigualdade que permeia todos os níveis das relações humanas e sociais.

Até quando comemoraremos o dia internacional da mulher?

Talvez até o dia em que homens e mulheres ultrapassem a barreira do sexismo e sejam respeitados em seus direitos e deveres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here