Canvas, o mapa que falta para muitas empresas.

0
107
Canvas - Quadro

O CANVAS é uma ferramenta visual que permite com que a empreendedora elabore um planejamento estratégico do seu negócio, já existente ou que ainda está sendo desenvolvido, através do detalhamento de 9 blocos que influenciarão ou serão influenciados pelas atividades da empresa.

É uma ferramenta muito prática e dinâmica, pois é possível visualizar numa única folha/tela os 9 blocos e ainda alterá-los com a mesma velocidade em que as situações vão acontecendo.

A confecção desse quadro exige tempo e pesquisa, portanto não imagine que você irá reservar algumas horas para concretização dessa tarefa.

O que em geral, ocorre é que se inicia o preenchimento e isso causa dúvidas e reflexões que precisam ser melhor elaboradas para que seja obtido um “mapa” que servirá de norte para as suas decisões e ações.

Abaixo está um modelo que você poderá reproduzir em casa, usando uma cartolina e post-its, que facilitam o preenchimento e possíveis alterações.

Se você é mais tecnológica existem modelos disponíveis para download gratuito.

Canvas – Modelo

Não importa que opção você escolherá o que importa é preenche-lo sem pressa e com segurança, e isso não quer dizer que não haverá alterações, elas acontecerão e é por isso que a ferramenta é tão visual e dinâmica.

Porém o ideal é que essas alterações sejam provenientes de mudanças de rota e não porque foram colocadas com pouca análise e profundidade.

A internet está cheia de modelos prontos e de roteiros que ensinam como fazer o CANVAS, o meu intuito aqui é de despertar o quanto isso pode ser importante para o seu negócio.

Se você parar um minutinho e analisar os 9 blocos dessa ferramenta verá que terá que responder questões que talvez nem tenha pensado até agora, porque em geral as pessoas se empolgam com a ideia, e partem para ação, e é aí que as coisas podem se complicar.

O tempo de planejamento, que deve anteceder a execução, é fundamental e deve ser encarado como parte da criação e desenvolvimento do negócio. Não é perder tempo e sim usá-lo de maneira eficiente para evitar surpresas desagradáveis.

Responder todas as questões propostas pelo CANVAS te dará orientação e te mostrará que talvez a sua ideia precise ser ainda mais lapidada antes que se inicie a etapa de execução e investimentos.

Tendo esse modelo muito bem construído é importante que ele esteja sempre ao alcance dos seus olhos e dos seus colaboradores, ele sempre te conduzirá pelo caminho pré-estabelecido e tornará as decisões da empresa claras e coerentes para os colaboradores.

É muito comum vermos organizações onde existem divergências de visões relacionadas a público alvo, parcerias, recursos, custos e até mesmo receitas.

O CANVAS elimina essas divergências e conduz toda a equipe, da diretoria a área operacional, pelo mesmo caminho.

Ideias sem iniciativa não são nada, e iniciativa sem planejamento pode se tornar um desastre!

Comece ou recomece da maneira certa e é muito provável que tudo dê certo!

Sou especialista em gestão financeira para Pequenas e Médias Empresas e Finanças Pessoais e posso ajuda-la com isso, basta entrar em contato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here