O que é e como funciona o Comércio eletrônico
Comércio eletrônico, e-commerce, comércio virtual ou venda não-presencial, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.
O comércio eletrônico tem a mesma função de uma loja de rua: vender produtos. No entanto, isso é feito por computador, sem que exista o contato direto entre o cliente e o vendedor.
Ela vende os mesmos produtos que uma loja física, como roupas, cosméticos, móveis, eletrônicos, etc
O Comércio eletrônico compreende qualquer tipo de negócio/transação comercial que implica a transferência de informação através da internet.
Existem diferentes tipos de negócio que se estabelecem por e-commerce, B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer) que é direcionada diretamente ao consumidor.
As empresas hoje veem a criação de uma loja on-line não apenas como uma atualização, mas como mais uma área de negócio alternativa explorando as suas vantagens face aos métodos tradicionais.
Nos Estados Unidos, o e-commerce teve início em 1995, com o surgimento da Amazon.com e outras empresas.
Já no Brasil, o setor começou a se desenvolver cinco anos depois. E com a vinda do COVID-19, o crescimento das vendas online se triplicaram.
Empresas que relutavam com o sistema, aderiram ao comércio eletrônico para não quebrarem e manterem seus negócios funcionando e viram nesta ferramenta algo positivo.
O que é uma loja virtual:
A loja virtual é uma página na Internet que utiliza software de gerenciamento de pedidos, na qual, empresas oferecem e vendem seus serviços ou produtos.
Onde os clientes acessam o site, escolhem os artigos para aquisições, efetuam as compras e fazem os pagamentos de diversas formas (tudo on-line) e recebem estes produtos/serviços em casa ou no endereço desejado, tanto físico como virtual.
Alguns itens primordiais que não podem faltar em uma loja virtual:
- O site da loja tem que seguir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD;
- No seu rodapé tem que conter o CNPJ e endereço da empresa;
- Na loja o produto tem que ser real;
- Ter todas informações descrevendo o produto;
- Prazo de entrega e se tem taxa, ser explicito o valor da taxa ou de como calcular;
- Contato com o vendedor em casos de dúvidas;
- Prazo e as formas de devolução em caso de arrependimento;
- Quais os procedimentos em caso de trocas;
- Cumprir o prazo estipulado para entrega;
- Entre outros.
Estes são alguns itens para que sua empresa possa trabalhar sem ter problemas e alavancar sua marca no mercado.
Cuidados do consumidor:
- Antes de efetuar qualquer compra verifique o site;
- Faça uma pesquisa se é um site conhecido e é seguro;
- Pergunte para seus amigos se conhecem e se já fizeram compras e se correu tudo bem;
- Procure obter o máximo de informações possível em relação ao site e do produto que está buscando;
- Veja se tem como contatar o vendedor antes de fechar qualquer compras – Mesmo que não tenha dúvidas;
- Faça o teste, checando tudo, tirando suas dúvidas;
- Sentindo-se seguro efetue a compra;
- Mas, se sentir algo que lhe incomode procure um profissional do Direito para esclarecer suas dúvidas, pois é melhor prevenir, porque a solução e demorada e desgastante.
Mais esclarecimentos sobre Comércio Eletrônico (compra/venda pela internet) Dr Alan do Carmo, Dr. Alexandre Gomes, Dr. Leandro Vicente.
Acesso à Informação
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