Como liderar pessoas que trazem seus problemas pessoais para o trabalho

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Gestão de Conflitos
Gestão de Conflitos no Trabalho

Liderando pessoas com problemas pessoais no trabalho

Sabemos que para liderar pessoas é preciso primeiro liderar a si mesmo. Sendo assim, um líder já sabe separar sua vida pessoal da profissional. Sabe o quanto esse hábito requer prática, por isso pode orientar seus liderados de forma a fazer o mesmo.

Liderar pessoas com problemas pessoais não é um problema quando o liderado se conhece bem ou pelo menos já sabe separar vida pessoal de trabalho. Porém, há situações complexas que mesmo estes podem ter dificuldades.

As situações pessoais que mais interferem no trabalho são: luto, separação, doença do liderado ou de familiares próximos como filhos, pais e cônjuges. Temos também situações mais brandas como mudança de casa, dietas, medicações entre outras.

O fato é que o líder precisa ter o discernimento para identificar o quanto essas dificuldades pessoais são toleráveis e quais requerem atenção especial. Ou seja, chamar o liderado para uma conversa.

Essa conversa se faz necessária quando o líder observa que outras pessoas estão incomodadas com o comportamento do colega ou mesmo quando seu rendimento cai a ponto de prejudicar resultados.

Além de calma, o líder precisa deixar claro os pontos fortes do liderado, bem como seus resultados antes da situação de dificuldade que o liderado esta passando. Pois, é nesses pontos positivos que toda pessoa se apoia para superar adversidades.

Cabe ao líder identificar se será necessário um auxiliar, divisão de tarefas, maior prazo para os resultados ou outra medida que ajude seu liderado a passar pela situação de forma menos prejudicial para o ambiente de trabalho de forma geral.

Importante ressaltar que um bom líder conhece sua equipe, portanto saberá ser justo e principalmente não tirará a responsabilidade de seu liderado de resolver suas questões pessoais. Bem como saberá identificar possíveis exageros por parte do liderado.

Lembrando sempre que ambientes saudáveis pedem pessoas saudáveis, tanto líderes como liderados devem ter autoconhecimento suficiente para lidar com suas emoções.

Ambientes saudáveis sabem dar suporte em situações difíceis e também sabem impor limites a quem se coloca como vítima.

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