Como melhorar qualquer situação de problema

Como melhorar qualquer situação de problema

Já parou para pensar que nem tudo que parece um problema é realmente?

Como melhorar qualquer situação de problema criando hábitos saudáveis para você e para quem convive com você sofram menos.

É sobre isso que se trata esse artigo e eu já posso te adiantar que é simples, porem requer um exercício constante, já que para deixar velhos hábitos temos que nos esforçar um pouco mais.

E antes de chegar à resposta, vou te fazer uma pergunta. Já passou um dia, uma semana ou um mês sem problema algum? Acredito que a sua resposta tenha sido não para semana e mês porem para o dia… Acho que aí te fiz pensar.

Mas sim, é possível ter um dia sem problemas e você provavelmente já deve ter vivido vários, porem pela nossa genética focada em encontrar ameaças e problemas, praticamente não salvamos esses dias na memória.

Porem se eu te perguntar os dias com problemas você provavelmente seria capaz de fazer uma lista.

Já os dias mais tranquilos podem ter vindo acompanhado de monotonia, sem maiores novidades, ou até mesmo com um dia muito ocupado cheio de coisas boas, ou um dia simples no sofá em boa companhia assistindo aquela série.

Lembrou?

Só uma observação, provavelmente nessa lista de dias sem problemas com certeza não vão entrar os dias de festa, até mesmo porque eles costumam causar problemas dias antes ou até meses antes.

E no dia, sem comentários, o que era para ser um dia feliz e agradável se torna um dia de pura ansiedade, preocupação e medo de dar alguma coisa errada. Estou certa?

E por que de todos esses exemplos sem citar o mais obvio, o trabalho, a empresa, os negócios? Pra te mostrar que até nos dias mais legais existem problemas. E a questão nem sempre são eles, mas você.

Como você costuma lidar com eles, se você é do tipo de pessoa que aumenta o número de problemas, que causa maiores problemas, ou que simplesmente procura resolver se possível.

Sim, se possível porque nem tudo está ao seu alcance. E o que parece ser um problema para ser resolvido pode ser simplesmente uma nova condição, algo que deu errado, uma mudança de percurso, enfim qualquer outra coisa que não precisa necessariamente ser corrigida.

E um problema só é um problema se ele precisa ser solucionado, ok?

Como melhorar os problemas

E porque nesse caso eu estou usando como melhorar ao invés de como resolver, acredito que nas ultimas linhas você já deve ter entendido e ainda deve estar pensando a respeito.

Porque nem tudo que parece um problema realmente é. E aprender a identificar isso pode te ajudar a diminuir a sua caixinha de problemas a serem resolvidos.

Então seguem algumas perguntas para te ajudar a identificar:

  • Eu sou responsável por isso?
  • Quem causou?
  • Eu tenho controle sobre o que aconteceu?
  • Eu poderia ter evitado? Como?
  • Isso pode ser solucionado?

Sendo assim, antes de sair explodindo e alimentando mais o seu estresse porque algo deu “errado”, se permita sair da situação por alguns segundos e se questione antes de colocar mais um “item” na sua caixa de problemas a serem resolvidos.

Exercitar esse pensamento de que nem tudo é problema, não é querer viver em negação e muito menos uma positividade toxica, pelo contrário, é aprender a ser mais prática entendendo que nem sempre as emoções devem tomar a frente e que elas podem acompanhar a razão.

Então, como melhorar qualquer situação de problema pode vir a se tornar uma filosofia de vida, onde você passa a entender que nem sempre precisa sair reagindo, que nem tudo é da sua responsabilidade, que você não está no controle de tudo (e está tudo bem).

Que as coisas podem dar errado, que nem sempre vão acontecer como você esperava. E que a vida as vezes te surpreende e cabe a você entender qual é o recado, a lição ou o simples fato.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

Picture of Kelly Colombo

Kelly Colombo

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram