Como usar o Marketing de conteúdo nas Redes Sociais

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Marketing de Conteúdo

Um termo extremamente popular nos dias de hoje.

Marketing de conteúdo é a chave para atração de clientes, por intermédio de produção de conteúdo altamente relevante para o seu público-alvo.

É uma forma de ajudar esclarecer as suas dúvidas, a atrair potenciais clientes ou simplesmente fazer de si uma autoridade num determinado tema.

Naturalmente, quanto melhor o conteúdo que você produz, maior será a percepção do seu público de que você é uma autoridade naquilo que fala.

Não é à toa que grandes nomes como Tony Robbins, Erico Rocha e Paulo Vieira entre outros, se tornaram autoridades nos seus nichos de mercado.

Seja através de conteúdo escrito, conteúdo de vídeo, ou qualquer outro tipo de conteúdo, foi através de uma estratégia de marketing de conteúdo que rapidamente se posicionaram como verdadeiras autoridades.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo consiste, essencialmente, em produzir um impacto positivo na sua audiência, sejam com conteúdo educacionais, profissionais, tutoriais ou simplesmente conteúdos de entretenimento.

Marketing de conteúdo começa e termina no momento em que você produz qualquer tipo de conteúdo nas redes sociais, em seu site ou blog.

Uma das grandes confusões em torno do tema marketing de conteúdo atrela-se ao conteúdo a produzir.

Há profissionais ou empresas que acham que marketing de conteúdo significa escrever sobre o que as suas empresas fazem, as vantagens dos seus produtos, quão fantásticas elas são, etc.

Na realidade, o marketing de conteúdo é o oposto disso. É escrever sobre as dores do seu cliente, as suas dificuldades, entregar um conteúdo incrível sobre um determinado tema.

Tudo isto sem pedir rigorosamente nada em troca.

Marketing de conteúdo é o melhor exemplo de Good Karma que pode existir.

Um bom conteúdo, que ajude o seu público, atrairá um retorno incrível sem que você precise anunciar alguma coisa.

Resumindo, o marketing de conteúdo é o processo de criação que faz com que, indiretamente, através de uma peça de conteúdo, você crie autoridade ou atraia potenciais novos clientes sem fazer qualquer tipo de marketing direto aos seus produtos/serviços. É falar sobre o seu nicho de mercado e o que os seus clientes precisam.

Quais os objetivos do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é fundamental não só pelo tráfego orgânico que ela gera, mas principalmente pela percepção que ele cria junto do seu público.

A grande vantagem do marketing de conteúdo é que, dependendo do tipo de conteúdo que você escreve, ele pode gerar um tráfego orgânico perpétuo ao longo do tempo, o que significa atrair potenciais clientes para o seu negócio ao longo de vários meses ou anos.

Imagine publicar 30 artigos no site da sua empresa ou no seu blog pessoal, que possam atrair mensalmente 5 a 10 novos clientes todos os meses.

O custo de aquisição de cada um desses clientes, ao longo do tempo, irá reduzir drasticamente, porque o seu investimento já foi realizado lá no início quando você produziu a peça de conteúdo, entendeu?

Segundo a HubSpot, empresas que possuem blogs e publicam conteúdo regularmente atraem 55% mais visitantes, atraem 97% mais links e têm 434% mais de páginas indexadas no Google. (Fonte)

Como produzir conteúdo magnéticos

Muitos empreendedores e empresas confundem redes sociais com entretenimento.

Embora as redes sociais tenham sido criadas originalmente com esse propósito, elas hoje cumprem não só esse objetivo, como diversos outros objetivos profissionais.

Hoje você tem páginas de grandes empresas no Facebook, essas empresas fazem atendimento via Facebook, você tem o LinkedIn, o Instagram já tem todas as principais marcas de luxo do mundo, etc.

As redes sociais deixaram de ser meramente espaços lúdicos para serem uma presença importante das empresas na comunicação com o seu público-alvo.

É aqui que o marketing de conteúdo entra. Produzir conteúdo para as redes sociais não significa necessariamente entretenimento.

As redes sociais são hoje utilizadas como principal meio de comunicação quando o objetivo é consumir conteúdo, encontrar informação ou simplesmente se divertir.

A sua presença e o seu posicionamento nas redes sociais deverão refletir aquilo que você pretende alcançar, ou seja, sendo profissional, o conteúdo a ser compartilhado deverá atender seus objetivos, para atingir uma maior audiência de forma clara, objetiva e segmentada, fortalecendo seus negócios.

Algumas das razões para você trabalhar os seus conteúdos nas redes sociais:

  1. É o local onde o seu público está presente e onde as pessoas passam mais tempo ao longo do dia;
  2. Onde seu conteúdo é amplificado de uma forma incrível. Compartilhamentos geram uma disseminação incrível das suas publicações;
  3. Local correto para você atender os seus potenciais clientes e esclarecer dúvidas;
  4. Os anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn, etc., são extremamente baratos e permitem que a sua mensagem chegue a milhares de pessoas por um custo super baixo;
  5. Local extremamente importante de geração de tráfego, autoridade e leads;
  6. São um complemento a todas as outras estratégias que você tenha: blog, vídeos, cursos, etc..

Vender sem vender – que é basicamente a estratégia mãe do marketing de conteúdo.

Através de um conteúdo altamente relevante, além de você ajudar o seu público, você ainda conseguirá melhorar a sua autoridade e atrair potenciais clientes.

Infelizmente, as redes sociais continuam sendo utilizadas por muitos profissionais da forma mais errada possível, que consiste em basicamente fazer spam em todos os grupos possíveis, tentando divulgar uma oferta milagrosa para enriquecimento rápido. Não seja essa pessoa!

Interação gera confiança, que gera interação

As redes sociais são o local correto para criar interações com outras pessoas.

Ao contrário do mundo real, onde provavelmente você tem vergonha de abordar uma outra pessoa para falar com ela sobre qualquer assunto trivial, nas redes sociais você consegue fazer isso sem ter de passar por essa sensação.

E as redes sociais são ótimas para criar interações com outros profissionais, estabelecer ligações, etc..

Essas interações geram uma maior confiança em você e no seu trabalho e isso naturalmente gera maior interação e por aí adiante.

Relacione-se com as pessoas. Isso é fundamental para o seu crescimento!

A grande vantagem do ambiente digital é tudo é mensurável, o que significa que todas as suas ações nas redes sociais podem ser medidas e analisadas.

Analise:

  • O número de impressões da sua publicação;
  • O número de interações realizadas com essa publicação (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.);
  • A taxa de cliques em cada uma das suas publicações
  • O número de pessoas que realizou alguma ação no seu site ou blog depois de visualizar o conteúdo nas redes sociais
  • Os comentários ao seu conteúdo são também uma das métricas mais importantes, porque lhe dão uma visão mais objetiva de como esse conteúdo ajudou a pessoa ou não;
  • A quantidade de compartilhamentos de um conteúdo determina o quanto esse conteúdo é popular.

O Google já utiliza as redes sociais como um fator de ranqueamento, ou seja, conteúdos com maior interação social, tendem a ser mais importantes para o Google do que conteúdos que geram pouco interesse (faz sentido!).

Consistência é fundamental

A célebre frase “quem não aparece rapidamente é esquecido” não existe por acaso.

A consistência das suas ações irá determinar o sucesso do seu negócio.

Se você começa a publicar 1 post por dia no seu perfil do Instagram, é extremamente importante que mantenha essa consistência, caso contrário os seus leitores ficarão decepcionados consigo.

É fundamental para atingir bons resultados no médio/longo prazo. Isso significa publicar novos conteúdos em seu blog com alguma frequência.

Naturalmente, não existe uma regra definida para isso, ou seja, você poderá publicar um ou dois posts por semana e até mesmo um por dia.

Você decide como prefere fazer, tendo em consideração que você precisa conseguir realizar esse trabalho sem complicar sua agenda.

A consistência é fundamental porque ela cria uma rotina junto dos seus seguidores.

E para finalizar, você é o seu maior diferencial, a sua voz, o seu jeito de falar e a sua imagem não podem ser copiados, então comece hoje mesmo a produzir conteúdo em vídeos e atraia novos clientes diariamente, se funciona para mim, vai funcionar para você também.

Se você tiver alguma dúvida, sobre como produzir seus conteúdos magnéticos a partir de agora, me siga no Instagram @danyangel.official e aproveite me envie um direct, vou ter o maior prazer em te responder.

Grande Beijo

E até a próxima

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