Correr me Ajudou a Curar a Tristeza e a Depressão

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Esporte - Correr

Correr – O Doloroso Começo.

Em primeiro lugar, sempre gostei de esportes, desde criança.

Decidi correr porque estava lendo em uma revista os benefícios da corrida, lembro deles até hoje:

  • Aumento da produção de hormônio da felicidade.
  • Diminuição considerável na ansiedade e estresse.
  • Perda de peso (ajuda a tornear as pernas).
  • Aumento da capacidade pulmonar.
  • Melhora na circulação sanguínea, entre outros.

Diante destes benefícios tão atrativos, decidi começar, até porque eu já estava bem tristonha e depressiva.

Porque nessa época que minha mãe tinha decidido viver fora do país, minha vida profissional estava uma porcaria e a amorosa inexistente, dentre outros fatores ruins.

Claro, como todo início, foi difícil, não tinha muito fôlego, sentia muitas dores e má vontade, etc..

Mas isso durou em média duas semanas, depois o corpo começou a acostumar, a mente a acalmar e o coração a se apaixonar pela corrida.

No início eu corria duas vezes na semana, depois passei para três, e depois para quatro, até que chegou uma época que corria todos os dias, inclusive no domingo.

Mas de verdade, não aconselho a correr todos os dias, poder judiar muito do corpo e a probabilidade de lesões é bem grande.

Desde então, estou bem controlada, geralmente corro três vezes na semana, duas em curta distância (2 km) e uma em larga distância (7 a 12 km).

Nestes 11 anos de amor com o esporte, aprendi três lições muito importantes para vida e faço questão de dividir contigo.

As Três lições da Corrida para Vida.

1 – Me Conectar com meu Interior

Na minha opinião correr é uma meditação ativa, você tem que estar atento para o que seu corpo fala e para os insights.

Cada dor no seu corpo está relacionada com algo mais profundo como má postura corporal, bloqueios emocionais, etc.

Portanto, se algo dói é porque você está fazendo alguma coisa errada.

Correr é estar atento a sua máquina de locomoção.

Correndo consegui perceber várias inquietações mentais, medos, bloqueios e defeitos.

Em contrapartida, aprendi a ver minhas qualidades e saber usá-las.

Perceber tudo isso só será possível se você estiver Presente no Momento.

2 – Desistir, jamais!!

As dores e a vontade de desistir são inevitáveis quando você está correndo.

Mas sempre vem uma voz da consciência e diz:

“Continua, vai, você consegue! Tenta um pouco mais, logo acaba!”

E graças à Deus sempre dei ouvidos a esta “voz interna” e sempre consegui finalizar as corridas, dentro daquilo que eu tinha estabelecido.

O mais legal é que passei a usar esta frase para tudo que faço na vida.

Persistir, persistir, persistir e persistir sempre …

Por mais que tudo esteja difícil, por mais que você esteja como um trapo velho estirado no chão.

Levanta! Sacode a poeira e tenta mais uma vez… só mais um pouco.

3 – Fortalecer a Alegria e a Positividade.

É aqui que a mágica acontece.

Houve dias que sai de casa para correr chorando, como se eu quisesse fugir de mim mesma.

E dentro de 10 minutos, meu humor mudava radicalmente e quando percebia já estava sorrindo com o som dos pássaros.

Isso acontece porque quando você pratica atividade física, seja qual for, seu corpo naturalmente aumenta a produção de endorfina, um dos hormônios da felicidade.

Sobretudo se associado com uma conquista de meta (por exemplo: correr 10 Km) quando você atinge esta meta, seu corpo aumenta a produção Dopamina, outro hormônio da felicidade.

Diante desta explosão de hormônios da felicidade é impossível ficar triste, a depressão não tem espaço quando seu corpo e sua mente estão a seu favor.

E estas foram algumas das tantas lições que aprendi correndo: estar mais atenta, mais confiante e mais alegre.

Agradeço a Deus por ter saúde e força de vontade para correr e peço humildemente que me permita continuar correndo até meu último dia nesta jornada.

Gratidão infinita!!!!

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