Cuba – País onde vive Emmanuel, um menino muito talentoso!

0
1663
Cuba - País onde vive Emmanuel
Cuba - País onde vive Emmanuel, um menino muito talentoso!

Emmanuel é um menino cubano de 3 anos com várias habilidades!

Cuba – País onde vive Emmanuel, um menino prodígio. Com apenas 3 anos de idade expressa diversas habilidades e tem ótima interação social.

Em uma conversa que tive com Zinia, a mãe de Emmanuel, ela conta sobre várias habilidades de seu filho.

Zinia relata: “Emmanuel identifica as bandeiras de todos os países da América, Europa e alguns da Ásia. Ele conhece as tabuadas de multiplicação até 6; e todas as cores em espanhol e inglês”.

Ela afirma: “Meu filho identifica as maravilhas do mundo antigo e moderno. Também reconhece os órgãos do corpo humano em atlas de anatomia”.

Zinia enfatiza que: “A única dificuldade é que ele não tolera bem a frustração, nem aceita ser ensinado se não pedir, porque gosta de aprender sozinho”.

Existem situações que podem levar a criança superdotada à frustração (Gross, 2016; Kane & Silverman, 2014; Peterson, 2014; Piske & Kane, 2020).

Uma das fontes mais comuns de frustração para crianças superdotadas está relacionada à sua percepção de que as regras dos outros não fazem sentido, não são lógicas e, portanto, não precisam ser obedecidas (Davidson Institute, 2020).

Muitas vezes, as crianças superdotadas pensam que o mundo deve operar de acordo com suas regras, elas acreditam que tais regras são totalmente lógicas e se sentem indignadas quando o mundo não as compreende.

Eu, como Ph.D. em Educação e Especialista em Educação Especial e Inclusiva afirmo que, de modo geral, os superdotados se sentem bem quando expressam sua autodeterminação e autonomia.

Ressalto que para lidar com a frustração é importante que a família converse muito com a criança explicando sobre a importância de entender as diferentes regras que existem no contexto social.

Afirmo que uma maneira de amenizar a frustração é encontrar alguma atividade em que a criança superdotada possa definir as regras e ter autonomia.

Em relação às habilidades de Emmanuel, percebo que ele apresenta indicativos de superdotação relacionada à percepção visual e espacial, à interpretação e criação de imagens visuais.

Esta inteligência possibilita as pessoas entender melhor informações gráficas, como mapas, por exemplo.

A capacidade visual e espacial está presente em profissionais, como: geógrafos, escultores, artistas, entre outras profissões.

Entre as personalidades que se destacaram com este tipo de capacidade, é possível citar: Oscar Niemeyer, Marco Polo, Michelangelo, entre outros.

Em relação à inteligência lógico-matemática que ele apresenta, está vinculada à capacidade de ter pensamento lógico, detectar padrões, fazer cálculos e resolver problemas abstratos.

Esta inteligência pode ser exemplificada em personalidades famosas, como: Louis Pasteur, Albert Einstein, Galieu Galilei, Isaac Newton, entre outras.

Quanto à capacidade linguística de Emmanuel, se refere não apenas à capacidade oral, mas também a outras formas de expressão, como a escrita ou de se comunicar por meio de gestos. As profissões que apresentam esta habilidade são os poetas, advogados, jornalistas, entre outras.

Para a realização de um diagnóstico acurado, recomendo que a família de Emmanuel busque ajuda de uma equipe multidisciplinar quando ele tiver aproximadamente 6 anos de idade.

Infelizmente, Zinia relata que onde ela vive em Cuba, não há escolas para ajudar quanto às habilidades de Emmanuel.

Mesmo sem atendimento especializado em um programa para superdotados, ela já está disponibilizando ao seu filho os materiais das áreas de interesse dele e percebe que ele se sente muito satisfeito.

Recomendo que Zinia busque ajuda de especialistas em Cuba. É importante contar com apoio de professores, pedagogos e psicólogos capacitados na área de altas habilidades/superdotação para ajudarem quanto ao atendimento de Emmanuel.

Investir na educação de superdotados, é investir em grandes descobertas e benefícios para toda a sociedade em diversas áreas do conhecimento.

Referências:

    • Davidson Institute (2020). Tips for Parents: Managing Frustration and Difficult Feelings in Gifted Children. https://www.davidsongifted.org/search-database/entry/a10568
    • Gross, M. U. M. (2016). Developing programs for gifted and talented students.In F. H. R. Piske, T. Stoltz, J. M. Machado; & S. Bahia (Eds.). Altas habilidades/Superdotação (AH/SD) e Criatividade: Identificação e Atendimento. Curitiba: Juruá.
    • Kane, M. & Silverman, L. K. (2014). Fostering Well-Being in Gifted Children: Preparing for an Uncertain Future. In F. H. R. Piske; J. M. Machado; S. Bahia e T. Stoltz (Orgs.). Altas habilidades/Superdotação (AH/SD): Criatividade e emoção. Curitiba, Juruá.
    • Peterson, J. (2014). Paying Attention to the Whole Gifted Child: Why, When, and How to Focus on Social and Emotional Development. Em: Piske, F. H. R.; Machado, J. M., Bahia, S. & Stoltz, T. (orgs.). Altas habilidades/Superdotação (AH/SD): Criatividade e emoção. Curitiba, Juruá.
    • Piske, F. H. R. (2013). O desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no contexto escolar: contribuições a partir de Vygotsky. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
    • Piske, F. H. R. (2018). Altas habilidades/superdotação (AH/SD) e criatividade na escola: o olhar de Vygotsky e de Steiner. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
    • Piske, F. H. R. (2020). The importance of socio-emotional development of gifted students. In F. H. R. Piske, T. Stoltz, A. Rocha & C. Costa-Lobo (Eds.). (2020). Socio-Emotional Development and Creativity of Gifted Students. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    • Piske, F. H. R. & Kane, M. (2020). Socio-emotional development of gifted students: educational implications. In F. H . R. Piske, T. Stoltz, E. Guérios, D. Camargo, A. Rocha, C. Costa-Lobo (Eds.). Superdotados e Talentosos: Educação, Emoção, Criatividade e Potencialidades. Curitiba, Juruá.

Vídeo: Cuba – País onde vive Emmanuel

Contato: Instagram: @fheller2904

Acesse e siga o blog de educação superdotados: https://www.educacaodesuperdotados.com/?m=1

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here