Dia de São João Batista, 24 de junho

Em junho são realizadas as famosas festas juninas, que comemoram os aniversários de três santos: Santo Antônio no dia 13, São Pedro no dia 29 e São João Batista no dia 24.

Na verdade, a raiz das festas, desta época do ano, é anterior à era cristã. No hemisfério norte, muitos eventos pagãos aconteciam durante o solstício de verão que marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Na Idade Média, para combater o paganismo, a Igreja Católica decidiu comemorar o aniversário destes três santos neste mesmo período.

São João Batista é conhecido por batizar Jesus nas águas do Rio Jordão. Ele era filho de Isabel, prima de Maria, e Zacarias. Isabel queria muito ter um filho, mas já estava em idade avançada. Mas não desistiu e orou para realizar este sonho. Conforme a igreja católica o anjo Gabriel foi quem noticiou a novidade para Zacarias revelando que Isabel daria à luz um menino, o qual deveria se chamar João, que significa “Deus é propício”.

Isabel e Maria além de primas eram amigas e confidentes. Por isto elas combinaram que o nascimento de João seria anunciado com uma enorme fogueira. Deste jeito Maria ajudaria Isabel. Por isto, nas festas juninas, existe a simbologia da fogueira, que também significa: o fogo, a verdade que queima e o amor entre as pessoas.

Na adolescência o pai de João faleceu e ele passou a cuidar de sua mãe. Quando Isabel faleceu, ele doou seus bens materiais e foi pregar no deserto, vestindo roupas de peles de animais, comendo insetos e anunciando a vinda do Messias.

João foi apelidado de Batista porque batizou Jesus nas águas do Rio Jordão.

Ele foi preso pelo Rei Herodes Antipas I. João foi levado a um cárcere, numa fortaleza, onde foi mantido por dez meses.

No aniversário do rei, a filha de Herodias, chamada Salomé, bailou para o rei uma dança semelhante à Dança do Ventre. Sua apresentação agradou tanto Herodes que ele prometeu à moça qualquer coisa que desejasse. Quando a filha perguntou à mãe o que deveria pedir, Herodias sugeriu a cabeça de João Batista numa bandeja. Então o rei concordou e ordenou matar João na prisão. Por isto, na gíria, uma mulher traiçoeira é apelidada de Salomé.

Nesta época, o comércio e os eventos são enfeitados com vários elementos que veremos os significados abaixo:

Bandeiras Coloridas: representam as estrelas no céu e a espiritualidade.

Balões: festas com balões já aconteciam nos povos antigos. O balão significa movimento, a efemeridade da vida e os pedidos do ser humano que vão para o céu. Por tratar-se de um esporte perigoso, podendo gerar incêndios, soltar balões é proibido nos dias atuais.

Trajes caipiras: representam a alegria do homem do campo e as comemorações das colheitas.

Quentão: uma bebida parecida, feita de vinho quente, já era usada pelos portugueses na Idade Média.

Fogueira: como já foi comentado acima Isabel, mãe de São João Batista, falou à Maria que quando João nascesse, acenderia uma fogueira para avisá-la. Maria viu as chamas de longe e foi à casa da prima.

Quadrilha: é uma dança de raiz francesa, nas contradanças de salão do Século XVII. Chegou ao nosso país na época do Brasil-Colônia e foi adaptada para as festas juninas.

Brincadeira de pular a fogueira: significa que precisamos ser fortes para ultrapassar os obstáculos.

Jogo de passar com os pés na brasa: quer dizer humildade e reconhecimento dos erros.

Escrever pedidos no papel e jogar na fogueira: reza a lenda que os pedidos vão para o céu em forma de fumaça. Então São João lê e, se a pessoa merecer, pode realizar o pedido.

São João Batista é padroeiro da Maçonaria, da Amizade e Humildade. Ele é representado, nas festas juninas, como um jovem, vestido com peles de animais, carregando um cajado ao lado de um cordeiro. O cajado significa uma terceira perna. Pois para caminharmos na vida, além de nossas duas pernas, precisamos do apoio de Deus. O cordeiro significa pureza e sacrifício, pois os povos antigos sacrificavam este tipo de animal para pagar seus pecados.

Muitos místicos dizem que São João não aprecia simpatias para arrumar matrimônio. Mas ajuda a encaminhar a espiritualidade e a amizade. Tanto que Lamartine Babo escreveu a seguinte letra de música:

“Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isso é lá com Santo Antônio!”

Em época de Festa Junina é importante que a empreendedora decore seu comércio com motivos da época e também use frases de impacto para aumentar as vendas, como:

“Aqui os preços estão sendo queimados na fogueira de São João”.

Foto de Luciana do Rocio

Luciana do Rocio

Compartilhar

Aproveite descontos exclusivos do clube aEmpreendedora

Faça seu pré-cadastro abaixo e receba no seu whatsapp e e-mail descontos imperdíveis.

Últimas publicações

Obtenha o seu selo de sustentabilidade com
a aEco Carbon free

Promoções indicadas
pela aEmpreendedora

aE - Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

aE - iPhone 17 Pro - 17 Pro Max 256GB - 512GB - Novo Original NF Lacrado

iPhone 17 Pro – 17 Pro Max 256GB – 512GB – Novo Original NF Lacrado

aE - Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1

Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1, À Prova D’água, De Longa Duração, Coreano

aE - Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

aE - Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D'água de 5 Cores - Longa Duração

Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D’água de 5 Cores – Longa Duração

aE - Lancome Lancôme La Vie Est Belle Edp Perfume Feminino

Lancome Lancôme La Vie Est Belle Edp Perfume Feminino