No Silêncio se Escondem Respostas Que Gritam no Interior dos Seres Mais Agitados
Dia do Silêncio, 7 de Maio, é uma chance que as pessoas têm para uma reflexão sobre suas vidas com relação ao universo ao redor.
A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde, na década de 90, inspirada em grupos de meditação com a meta de conscientizar as pessoas sobre os males da poluição sonora.
O dia 7 foi escolhido por ser considerado um número relacionado aos fenômenos da natureza como as cores do arco-íris e o mês de maio foi selecionado por representar a feminilidade porque é o mês das mães e das noivas.
Porém, as civilizações antigas já celebravam o Dia do Silêncio.
Na Grécia existia Tácita, a deusa do Silêncio e em Roma existia Lara, também deusa do Silêncio.
Tanto Tácita quanto Lara protegiam as pessoas contra fofocas, invejas e das palavras que provocavam guerras. Suas roupas eram brancas e elas viviam com um dedo tapando os lábios.
Na Mitologia, estas deusas também socorriam os doentes e feridos. Aliás, a figura da enfermeira pedindo silêncio nos hospitais foi baseada nelas.
No Catolicismo, existe Nossa Senhora do Silêncio, que apareceu em Knock, na Irlanda, em 1867 após dias de oração para que a situação da fome no local acabasse.
O silêncio é importante na saúde mental. Pois ele é a base da Meditação. Sem falar, que o silêncio é importante para evitar conflitos.
O excesso de barulho pode trazer consequências irreversíveis à audição. Além disto, prejudica a concentração deixando as criatura nervosas.
Neste dia, aproveite, pelo menos uma meia hora para descansar num lugar isolado e sem ruídos para gozar os privilégios de uns minutos que o silêncio traz.
Ditados famosos sobre o Silêncio:
“A palavra é prata, mas o silêncio é de ouro.”
“O silêncio evita discussões desnecessárias e até guerras.”
“O silêncio quebra vaidades e egos.”
“Se quiser que seus planos se transformem em realidade, fique em silêncio.”
“Uma pessoa feliz é a que fala menos na comunidade.”
“Toda a contemplação só é possível em silêncio.”
“Cabrito bom não berra, pois fica em silêncio.”
“Numa discussão, a melhor resposta é o silêncio.”