Dicas para Aumentar a Produção de Dopamina e a Serotonina

0
129
Dopamina e Serotonina

Em primeiro lugar vamos entender o que é Dopamina e a Serotonina.

Os dois são neurotransmissores. Ahhh legal!! E o que são neurotransmissores?

Eles representam os mensageiros do cérebro, são substâncias químicas que permitem os neurônios passarem sinais entre si e para as células do corpo.

Em linguagem virtual é como se eles mandassem WhatsApp do que fazer para a galera.

Vamos entender cada um deles:

Dopamina
Também conhecida como a “Molécula da Motivação”. É um neurotransmissor liberado pelo cérebro tanto nos humanos como nos animais.
Tem algumas funções notáveis: o movimento, a memória, a sensação agradável, atenção, sono, humor, aprendizagem e a motivação. Mas ATENÇÃO Dopamina em excesso causa um efeito contrário como mau humor e irritabilidade.

Serotonina
Suas funções são: regular o sono, o ritmo cardíaco, o apetite, os hormônios e o bom humor.

Dicas de como aumentar a Dopamina e a Serotonina

Praticar Atividade Física
Independente do esporte, exercite-se, vale caminhar, correr, nadar, dançar, fazer musculação, artes marciais, jogar futebol, vôlei, basquete, pilates, yoga, pular corda, andar de bicicleta etc..
Com certeza existe algum tipo de atividade física que te agrada, lembre-se de quando você era criança, quais eram suas brincadeiras favoritas, muitas delas estão ligadas a algum tipo de esporte, então resgate-as.

No início pode ser difícil, mas persista pelo menos por 21 DIAS, segundo pesquisas depois de 21 dias o corpo e a mente compreendem que já faz parte da rotina determinadas práticas e hábitos.
E isso também vale para dietas, para parar de fumar, parar de beber, abandonar vícios em geral e etc.

Quando você pratica atividade física além de estar rejuvenescendo sua mente e seu corpo, a produção de SEROTONINA vai a Top, e é por isso que geralmente quem prática esportes regularmente é mais bem-humorado e aparenta ser mais jovem do que é.

Tomar Sol
Fonte de Vitamina D, rei do universo, o Sol ajuda a aumentar a produção desses neurotransmissores (Complica um pouco para aqueles que vivem em cidades onde o Sol aparece pouco, como Curitiba).

Lembre-se sempre de tomar Sol com proteção contra os raios solares.

Quando você toma sol por alguns minutos ao dia, os níveis de SEROTONINA serão mais altos. E é por isso que no verão ou em regiões mais ensolaradas as pessoas são mais sorridentes, mas bem-humoradas e alegres.

Massagem
Invista em uma massagem relaxante, estudos revelam que as massagens ajudam a eliminar o cortisol, hormônio do estresse, aumentando os níveis de SEROTONINA e regularizando a DOPAMINA. Vale lembrar que é primordial eliminar os pontos que causam estresse na sua vida.

A prática de yoga, meditação, exercícios de respiração ou expressões artísticas (artes em geral, desde um livro de colorir, tocar algum instrumento musical, pintar, dançar, atuar ou produzir algum artesanato), também diminui e muito o estresse e aumenta a produção desses neurotransmissores amigos.

Reavivar Memórias Felizes
Apesar de parecer bobagem lembrar dos momentos felizes pode ser o suficiente para o seu cérebro aumentar os níveis de SEROTONINA / DOPAMINA, se você está depressivo ou está com dificuldades para lembrar dos bons momentos da vida, peça ajuda o seus familiares e amigos mais próximos.

Durma Bastante
Confesso que para mim isso não é um problema, amo dormir, além de ser uma das melhores formas para recarregar a energia e encarar o dia a dia, ainda AUMENTA A PRODUÇÃO DE SEROTONINA E DOPAMINA.
Médicos indicam que você durma de sete a oito horas por dia, mas isso é relativo, varia de pessoa para pessoa, algumas precisam de menos horas para recarregar a bateria.

Atingir Objetivos
Impor novos desafios, alcançar novos objetivos, essa prática está ligada a produção de DOPAMINA e ao prazer de sentir-se capaz, aumentando também a AUTOCONFIANÇA.

Você precisa treinar o seu cérebro, independentemente deste objetivo ser superimportante ou algo simples como chegar a tempo a um compromisso. Alcançar um novo objetivo coloca seus centros de prazer em ritmo de festa.

É isso, então espanta a preguiça e a má vontade e bora lá produzir DOPAMINA, SEROTONINA E SER FELIZ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here