Você não está sozinha!
Férias escolares são um período delicioso e, ao mesmo tempo, tenso para as empreendedoras. Isso porque a mãe deseja aproveitar as semanas com os filhos para viajar, sair, se divertir, brincar, descobrir coisas novas, fazer nada e tudo ao mesmo tempo e, claro, reforçar laços. Mas essa mãe empreendedora não pode deixar de checar e-mails, postar nas redes sociais da empresa, produzir, atender clientes, fechar negócios, elaborar plano de negócio para o ano que se inicia, etc.
Assim como no ano todo, nas férias, a mãe empreendedora se depara com o duro desafio de conciliar a agenda pessoal e profissional, o desejo de viver o dia a dia com seus filhos sem compromissos escolares e as demandas do negócio. Chega o dia da volta às aulas e muitas mães se sentem menos sobrecarregadas emocionalmente, afinal, a rotina volta ao normal.
Para evitar que esse sentimento povoe seu coração e sua mente nas próximas férias, que tal seguir quatro orientações ao longo do ano:
- Faça uma análise da sazonalidade do seu negócio para verificar se o pico de demanda se concentra em alguns períodos e se estes coincidem ou não com as férias escolares. Se sim, é preciso já planejar alternativas para lidar com as férias das crianças e o volume de trabalho: delegar tarefas, contratar freelancer ou temporários, contar com a ajuda da família, contratar um curso de férias ou um acampamento. Se não, é possível organizar a agenda de atividades e deixar apenas o emergencial e pontual para ser feito enquanto aproveita as semanas com as crianças.
- Liste as atividades do negócio que só você pode desempenhar e aquelas que você pode delegar para funcionários, parceiros ou sistemas de automação. Por exemplo, postar em redes sociais ou enviar e-mail marketing são tarefas que podem ser programadas com boa antecedência, para evitar que isso precise ser feito durante as férias. Atendimento a cliente e emissão de notas, por exemplo, podem ser responsabilidade de um funcionário de sua confiança ou de alguém contratado algum tempo antes das férias em si.
- Avalie os custos das soluções que achar plausíveis para o negócio e para as semanas de férias. De repente, pagar um curso ou uma recreação de meio período para seu filho lhe proporcionará trabalhar por 5 horas, o que irá gerar uma receita 70% maior que o valor pago pelo curso. Ou o contrário: se esse tempo irá gerar negócios com valor inferior ou igual ao do curso, pode ser mais prazeroso curtir os dias com o filho e, na volta à rotina, você dar um gás para gerar negócios.
- Esteja de corpo presente no que for fazer. Seja brincar com seu filho ou produzir a encomenda do cliente, não se culpe por não estar sendo a super mãe ou a super empreendedora que sonha. Essa eterna culpa que nos ronda, mais ou menos intensa a depender de cada personalidade, só atrapalha a qualidade e a felicidade do que está sendo feito naquele momento.
Vivian Rio Stella
Doutora em Linguística pela Unicamp e pós-doutora pela PUC-SP, Vivian Rio Stella é sócia-diretora da VRS Cursos, Palestras e Coaching (www.vrscursos.com.br), especializada em comunicação, liderança e empreendedorismo.
Adorei as dicas! Elas servem não apenas para as férias escolares mas também em outras situações onde temos uma quebra da rotina nos negócios. Bem legal!