Importância da psicopedagogia nas intervenções de pessoas com Dislexia
Dislexia é um Transtorno do neurodesenvolvimento que por suas características específicas em afetar a habilidade de leitura e linguagem, também se enquadra no roll dos Transtornos de Aprendizagem.
Por estar ligada diretamente ao déficit de desenvolvimento da leitura a Dislexia consequentemente irá afetar o desempenho da escrita e da interpretação de textos.
Dessa forma a pessoa disléxica pode enfrentar inúmeros desafios ao longo da vida, visto que toda a base curricular tradicional esta voltada para a leitura normatizada.
Para entendermos melhor essas dificuldades temos aqui alguns sintomas mais frequentes:
- Lentidão na leitura de frases e textos;
- Necessidade de reler várias vezes o mesmo conteúdo;
- Omissão de letras no momento da leitura e da escrita;
- Dificuldade com as habilidades matemáticas;
- Dificuldade no aprendizado das regras ortográficas;
- Dificuldade de planejamento e organização das tarefas.
Os tipos mais comuns de Dislexia são:
- Visual: afeta principalmente a capacidade da leitura pela dificuldade em reconhecer as letras e visualiza-las da forma correta;
- Auditiva: afeta a percepção dos sons das palavras, déficit na consciência fonológica afetando também a fala;
- Mista: é a junção dos dois tipos anteriores, onde a pessoa terá presente a dificuldade de visualização e da compreensão sonora;
O diagnóstico da Dislexia precisa ser realizado por no mínimo 3 profissionais: o psicopedagogo, o fonoaudiólogo e o psicólogo.
São realizados testes com a criança e se faz necessário o acompanhamento e a observação do seu desempenho por no mínimo 6 meses.
Vale ressaltar que a Dislexia não traz comprometimento cognitivo para a pessoa, ou seja, caso esse comprometimento seja observado ao logo da investigação, faz-se necessário analisar primeiro o déficit, antes do diagnóstico.
A Dislexia não tem cura, mas com as intervenções adequadas a pessoa pode ter uma vida normal, seguindo seus estudos com adaptações e terapia para ajuda-la a visualizar seus potenciais.
Dessa forma o trabalho do psicopedagogo se faz imprescindível, visto que, será o profissional que poderá promover as adaptações e estratégias voltadas para o tipo de dislexia a ser trabalhada.
Visite meu Instagram: @adapte.aprendizagem
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.