Entenda como funciona o algoritmo do Instagram para os negócios

0
85
Algoritmo Instagram

O algoritmo do Instagram pode ajudar o seu perfil crescer sem você gastar dinheiro.

Para você que quer usar o Instagram para os negócios é muito importante que você entenda como é que funciona o algoritmo dessa ferramenta tão poderosa para que você possa jogar esse jogo a seu favor. Conhecendo as regras você pode ganhar.

Primeiro é importante que você conheça o que é o Algoritmo do Instagram

Vamos entender o seguinte, hoje o Instagram virou uma máquina, tem milhões de usuários, e assim como toda rede social, existe um sistema (que é como se fosse um robozinho) que organiza, que comanda, que rege, que define, para que que vai a postagem X, para quantas pessoas esse conteúdo vai chegar, o que que fulaninho gosta pra ele receber, o algoritmo ele faz uma leitura, uma leitura de todas as postagens, de todos os interesses dos usuários, do conteúdo que está ali dentro, e do que que é importante para você.

Como assim Dany?

No meio de tantas contas no Instagram, o Instagram tem o interesse de manter você mais tempo na plataforma, o maior tempo possível, utilizando a ferramenta, ele quer você fique o dia inteiro ali, quanto mais tempo você ficar, melhor para empresa certo?

Para conseguir mais anúncios, o Instagram precisa que a gente gaste o maior tempo possível na rede. Dessa forma, em vez de passar cinco minutos no Instagram e ser impactados por três anúncios, por exemplo, gastamos três horas do nosso dia e vemos mais de 50 anúncios.

E o brasileiro adorar ficar horas no Instagram, somos o 2° pais no ranking mundial que mais usa o Instagram no mundo, perdendo apenas para os EUA;

O Instagram quer sempre te mostrar o que você mais gosta, e como ele sabe disso? Através das suas buscas, que você mesmo digitou no APP.

E como que ele faz isso? Levando para você o melhor que ele pode dentro dos seus interesses, dentro do que é importante para você, pensa comigo agora: Se ele ficar te mostrando coisas que você não gosta, que não são importantes, que não tem relevância para você, você não vai se engajar, não vai curtir, não vai querer compartilhar e não vai se entreter com a ferramenta, então o Instagram precisa filtrar, Ele pensar assim: “O que que a Dany gosta, por meio do comportamento dela aqui na ferramenta, para eu poder entregar exatamente o que ela gosta.

Então, se eu sou uma pessoa que fica sempre procurando perfis sobre ioga, fico ali interagindo com esses perfis, curtindo salvando, quando eu entrar no Instagram de novo, o que que ele vai me mostrar?

Ele vai me mostrar as melhores postagens sobre aquele tema que teve naquele dia. Por que isso eu já demonstrei nas minhas buscas no Instagram, que é importante para mim, é um tema que eu gosto.

E também ele vai me mostrar publicações dos perfis que eu interagir mais, curti, mandei mensagem, comentei e por aí vai.

Então é assim que o algoritmo do Instagram trabalha, analisando o comportamento dos usuários da plataforma, para ele saber exatamente o que te entregar, e quanto mais tempo você passa no Instagram, mas ele consegue te entregar outras coisas também.

Resultado de imagem para algoritmo instagram
Sempre ele vai te entregar conteúdos que tem a ver com as suas buscas.

Existe um filtro dentro da relevância que é o da frequência, se eu entro no Instagram só 10 minutos por dia, ele entende que ele precisa me mostrar sempre as melhores postagens do dia, as tops das Tops mais comentadas, compartilhadas e seguidas.

Que são sempre filtradas pelo meu interesse maior.

A primeira coisa que você precisa saber sobre o Instagram é: assim como qualquer empresa, a plataforma quer tirar o máximo de lucro possível com os anunciantes.

Ou seja, quanto mais pessoas virem um anúncio, melhor para o anunciante. Sendo melhor anunciante, ele vai dar ainda mais dinheiro para o Instagram.

O Instagram tem uma forma diferente de trabalhar com anúncios na plataforma que traz bons resultados e lançando novos recursos a cada mês, o que acaba injetando a dose de “modernidade” que toda rede social precisa para sobreviver nos dias atuais.

Interesses

O algoritmo do Instagram entende o quanto você gosta de um assunto pela forma como você se comporta dentro da ferramenta.

Se você curte muitos posts de roupas e comenta em vídeos de comida saudável, por exemplo, o algoritmo entende que deve dar prioridade a esses temas no seu feed.

Para isso eles usam uma tecnologia que consegue reconhecer o conteúdo das imagens em posts. Ou seja, se você sente falta de ver mais publicações de algum perfil específico, a dica é curtir e comentar em posts dessa conta para deixar bem claro para o Instagram que aquele conteúdo te interessa e que você quer ver mais dele.

Mas não esqueça: te mostrando conteúdo do seu interesse, o Instagram consegue te manter mais tempo na plataforma e, de quebra, te mostrar mais anúncios.

Cronologia

Ainda que o feed cronológico tenha dado lugar ao feed de relevância desde 2016, o algoritmo mais atualizado do Instagram voltou a levar em consideração o tempo de cada post.

Quem aí lembra de abrir o Instagram e ver uma publicação de três dias atrás?

Pois é. Hoje em dia isso só acontece se você passar muito tempo sem entrar no APP porque, atualmente, o Instagram quer mostrar a você os conteúdos de seu interesse que estejam atualizados também

Relacionamento

Outro critério importantíssimo que o Instagram olha é o seu relacionamento. O algoritmo consegue descobrir com que pessoas você mais se relaciona a partir das suas interações.

Envio de Direct Messages, quem você marca nas suas fotos, quais stories você mais responde… Tudo isso indica para o Instagram quais são seus perfis preferidos.

Fazer com que você veja com prioridade os posts dos seus amigos, da sua família e dos seus artistas preferidos é um dos objetivos da plataforma – para te manter lá dentro viciado, claro.

É bom lembrar também que, por ter o mesmo dono que o Facebook, o Instagram não deixaria escapar tão facilmente todas as informações que já possui de você na outra rede social.

Eles estão sempre utilizando os dados do Facebook para otimizar o algoritmo também.

Esses são os três principais critérios que o algoritmo do Instagram utiliza para ranquear os posts no seu feed e na aba explorar.

Claro que tem muitas outras questões que também influenciam o algoritmo do Instagram, mas fica para uma próxima matéria

Agora, eu quero te dar uma dica, de como o algoritmo do Instagram pode ajudar o seu Perfil a crescer organicamente .

Se você publica todos os dias, se você coloca fotos com qualidade, faz Lives, publica vídeos, faz stories, e as pessoas interagem com você, comenta suas postagens, te marca nas publicações deles para que mais pessoas possam te seguir, o Instagram te vê assim: Que bacana esse perfil, o conteúdo dele é relevante, vou mostrar para mais pessoas.

O Instagram ele pensa “Esse perfil mantêm cada vez mais pessoas usando o aplicativo” Então, mais usuários precisam conhecer esse perfil

Se você ainda tem dúvidas de como usar melhor o algoritmo do Instagram me siga lá

@danyangel.official

Um beijo e até a próxima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here