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Introdução à pesquisa de mercado – A técnica e o que se faz com ela

6 novembro. Horário 08:00-8 novembro. Horário 17:00 -03

Este curso define os conceitos da pesquisa e sua utilidade para a tomada de decisões de uma organização.

Estuda o processo de pesquisa e aborda as questões Éticas e Qualidade, bem como as condições em que a pesquisa de marketing pode e deve ser utilizada, quais as alternativas existentes e como interpretar e aplicar seus resultados.

Objetivo do curso
Ao final do curso o participante estará apto a:
  • Reconhecer a informação como fundamental para o processo de tomada de decisão em marketing;
  • Entender o papel da pesquisa de marketing;
  • Elaborar um briefing de pesquisa de marketing;
  • Identificar as etapas de uma pesquisa;
  • Relacionar os diferentes tipos de pesquisa às estratégias de marketing;
  • Caracterizar o uso das diferentes metodologias;
  • Utilizar os resultados;
  • Reconhecer a relevância da ética e da qualidade na pesquisa de marketing.
Público-Alvo

Profissionais das áreas de pesquisa, marketing e demais interessados, com formação universitária, com ou sem experiência na área.

A estrutura prevista para o curso considera o perfil de cada turma formada, seja na carga horária destinada a cada parte, seja na discussão e aplicação das ferramentas apropriadas.

Conteúdo Programático
  • O Marketing e o processo de tomada de decisão;
  • A pesquisa de mercado;
  • O processo de pesquisa de mercado;
  • O briefing;
  • O planejamento da pesquisa;
  • Os diversos tipos de pesquisa: a pesquisa exploratória e a pesquisa conclusiva;
  • As pesquisas qualitativas;
  • Técnicas projetivas;
  • As pesquisas quantitativas;
  • A amostra;
  • A pesquisa adhoc e as pesquisas contínuas: store audit/ home audit / audiência;
  • A execução da pesquisa;
  • Os instrumentos de coleta de informações;
  • Questionários e roteiros;
  • Escalas;
  • Entrevistas e observação;
  • O campo;
  • O processamento das informações;
  • A análise dos resultados;
  • As conclusões e recomendações;
  • As aplicações da pesquisa;
  • A ética na pesquisa de mercado.
Currículo do Professor Luis Pilli
  • Doutor e Mestre em marketing pela Faculdade de Economia e Administração da USP, onde o foco de pesquisa são os processos de julgamento e decisão do consumidor, em uma abordagem que explora modelos de escolha discreta.
  • Durante o doutorado foi pesquisador visitante no Institute for Choice – University of South Australia, em Sydney, Austrália (2016-2017).
  • Atualmente é professor de Comportamento do Consumidor nos cursos de pós-graduação da BSP (Business School São Paulo).
  • Possui mais de 20 anos de experiência em pesquisa de mercado, atendendo projetos das maiores empresas brasileiras e internacionais atuando no Brasil, em setores como indústria automobilística, bens de consumo não duráveis, indústria farmacêutica, setor financeiro, entre outros.
  • Luis Pilli é membro do Conselho Superior da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), onde lidera o grupo responsável pelo “Critério Brasil”, o critério de estratificação socioeconômica mais utilizado pela indústria de marketing no país.
Investimento:
  • Não Filiados ABEP: R$ 2.300,00
  • Não Filiados ABA: R$ 1.960,00
  • Filiados ABEP: R$ 1.380,00
  • Filiados ABA e ASBPM: R$ 1.740,00
  • Estudantes de Graduação: R$ 960,00
  • Estudantes de Pós Graduação: R$ 1.960,00

ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa
Av. Nove de Julho, 4865, cj. 31 A – Jardim Paulista – São Paulo – SP – CEP:01407-200
Fones: (11) 3078-7744 | Fax: (11) 3168-2026

E-mail: cursos@abep.org | Site: http://www.abep.org/

Detalhes

Início:
6 novembro. Horário 08:00
Final:
8 novembro. Horário 17:00
Categorias de Evento:
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Local

ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa
Av. Nove de Julho, 4865, cj. 31 A - Jardim Paulista
São Paulo, São Paulo 01407-200 Brasil
Telefone:
(11) 3078-7744
Website:
http://www.abep.org/

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