Imagem pessoal e profissional e seus impactos em sua vida

1
578
Imagem pessoal e profissional

Uma imagem planejada pode transformar sua vida.

Imagem pessoal e profissional não são antagônicas, elas se complementam. Ouvindo uma palestra sobre os papeis da mulher, compreendi o porquê dessa confusão.

Sim, temos vários papeis, mas somos uma pessoa só, conectada com nossa essência. Tudo que fazemos em uma área reverbera em outra.

A palestrante nos contou um pouco desses papeis. Me reconheci em todos. O que acrescentaria é lidamos o tempo todo com a dúvida da imagem pessoal versus imagem profissional. Se elas se diferenciam ou se excluem.

Sentei no banco do alpendre de casa e me pus a pensar🤔.

É verdade, essa moça tem razão. Quando estou em casa cuidando dos afazeres domésticos, do meu filho que já tem 18 anos 😳, sou uma mulher caseira, faceira, nunca mal posta, mas também nada de excessos na roupa, calçados, acessórios ou maquiagem, nessa situação.

Quando vou levar o filho no cursinho e caminhar, fazer Tai Chi, na praça da Liberdade, centro de BH, ainda no papel de mãe zelosa, e mulher saudável, mas ainda assim com uma imagem mais pessoal despojada.

Já atendendo clientes como consultora de imagem pessoal e profissional, a situação muda. Preciso, algumas pessoas gostando ou não é assim que é na maioria das vezes. Deve-se estar bem posta, como se diz aqui em Minas.

Mas, nada de roupa muito curta, não gosto mesmo, nunca gostei, tenho quase 1,10 cm de perna.

Transparência sem sobreposição ou underwear, jamais. Sabem que a lingerie aparecendo está em alta, mas cuidado, muito cuidado. O mundo do trabalho, dos negócios, ainda, não mudou tanto assim.

Irei visitar um cliente, antes estudei sobre ele, descobri que é mais clássico, conservador, procuro usar esse estilo na minha imagem, crio rapport mais rápido e fácil.

Minha cliente é dona de loja de roupa, da área da moda, procuro usar peças ou acessórios que me levem para o estilo fashion.

Nunca, nunca mesmo imito perdendo minha personalidade, porém respeito o local, as pessoas e a proposta que nessa situação é trabalho.

Vou ao clube, Belo Horizonte tem clubes ótimossss, devo ir vestida de forma mais leve, descontraída, bermudinha, saia mais curta, vestidinho.

Casa da sogra, início de relacionamento, o querido já te deu algumas pistas, pegue-as, por enquanto, rsrsrs.

É festa da empresa, não caia na armadilha de ir aberta demais, despojada demais, sexy como depois da meia noite, pelo amor de Deus, bom senso. Estará sendo observada o tempo todo por todos e todas. Esqueça leggings com salto alto.

Há local e tempo para tudo!

Tive uma aluna de consultoria de Imagem pessoal e profissional que trabalhava em um banco privado, independente de ser privado ou estatal as regras não mudam muito, apesar de atualmente essas não serem muito claras.

Ela ia trabalhar de renda, calça preta, decote, look para noite, não para trabalho na área financeira. As pessoas com as quais irá tratar precisam de foco na sua fala, nos seus olhos, não na sua roupa.

Este é só um exemplo dos enganos que ela cometia e muitas cometem.

Quer se expor, gosta disso, faça, mas saiba que somos julgadas(os) o tempo todo. Somos medidas(os) nos primeiros 6 segundos de uma interação.

Pergunto sempre, quer facilitar ou trazer pedras para seu caminho? Pedras no Caminho, Carlos Drummond de Andrade, outro mineiro.

Podemos, devemos saber a diferença entre a imagem pessoal e profissional, termos consciência do que usamos, com qual intenção formamos nossa imagem.

Nosso inconsciente nos trai o tempo todo, e para não ser pega de surpresa, surpreenda-se planejando suas imagens.

Continuar a se sabotar depois de tanto esforço, de tanta dedicação é fazer como Alice, qualquer lugar que eu chegar, ou qualquer pessoa que eu conquistar estará ótimo.

Este é o seu desejo ou tem planos melhores?

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente texto. Muito clara a forma de expor sobre nossa conduta pessoal e profissional. Acredito em bom senso, sempre. E Ana Libanio é uma excelente consultora. Eu sigo ela. Parabéns a revista por essa escolha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here