Inteligência Relacional – Habilidade fundamental para grandes conquistas

1
167
Inteligência Relacional

Imagine se você tivesse à sua disposição toda uma rede de profissionais competentes, preocupados com questões da sua empresa. Imagine realizar um grande projeto e ter uma grande quantidade de pessoas do mundo inteiro para colaborar! Imagine ter uma equipe com Inteligência Relacional!

Erica Dhawan é a principal especialista mundial em colaboração moderna e contribui com grandes empresas com a Inteligência Relacional ou Conectiva.Dhawan diz que essa “é a melhor e mais eficiente forma de realizar qualquer objetivo”.

Inteligência Relacional é a habilidade de mobilizar pessoas, redes e recursos em prol de um objetivo comum, gerando mais valia para si e para o seu entorno.

E essa parece ser a grande inteligência dos nossos tempos, afinal consegue solucionar grandes problemas com agilidade e inovação dentro de empresas.

Na vida pessoal traz laços duradouros, compartilhamento de situações, aprendizados e, muitas vezes, amigos, fonte inesgotável de alegria!

Vivemos e conhecemos muitas histórias que exemplificam o bom uso desta habilidade: Bob foi fazer uma cirurgia metabólica/bariátrica e precisou de psicólogo, nutricionista, cardiologista além do cirurgião.

O sucesso da cirurgia de Bob depende de um grupo de bons profissionais que se relacionam de forma técnica e produtiva, em prol da saúde de Bob.

A empresa X precisava de solução para a sua embalagem e resolveu abrir na internet o problema e premiar alguém, de qualquer parte do mundo, que trouxesse a solução.

A empresa Y resolveu experimentar os produtos que a rede de relacionamentos criou, e com isso trouxe muita criatividade para seus novos lançamentos.

Essa habilidade vai muito além de uma grande quantidade de curtidas nas redes sociais ou ter um grupo numeroso de conhecidos. Não se trata de quantidade e sim de qualidade.

Muita gente sofre para criar laços que valham a pena, dentro ou fora da empresa. Existe um sentimento de traição quando alguém se aproxima com interesses pouco claros. Há aqueles que tremem quando escutam a palavra “networking”.

Mas os benefícios de desenvolver a inteligência relacional são grandes, basta perceber a importância das relações na nossa qualidade de vida pessoal e profissional.

As chaves para você melhorar a sua Inteligência Relacional são:

Autoconhecimento
Primeiro é importante que você conheça a si mesmo, seus valores, seus talentos e dificuldades para poder, sempre, se respeitar dentro das relações que estabelece e contribuir com aqueles com quem se relaciona.
Comunicação
Falar e escutar são as principais ferramentas que temos para nos conectar as pessoas. Uma boa comunicação pode gerar empatia, descobrir afinidades e conquistar confiança, além de ser a forma mais fácil de compartilhar seus objetivos.
Estar aberto as diferenças
Na diferença é que podemos nos completar. Quando você tem coragem de conhecer e conversar com alguém diferente também está se oferecendo a oportunidade de acrescentar conhecimento, observar situações por outros ângulos e flexibilizar seus comportamentos.
Explorar novas possibilidades
Frequentar novos meios pode trazer novas relações, assim como buscar novos assuntos e conceitos normalmente nos levam a criatividade, adaptabilidade e a inovação.

O segredo é estabelecer com sua nova ou antiga rede de contatos: confiança, respeito, liberdade, compreensão e amor, de uma forma ampla; tudo o que tem em um relacionamento inteligente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here