Saiba aproveitar o primeiro mês do ano com calma
Janeirite, ansiedade de janeiro, também tem os seguintes sintomas: angústia, estresse, medo e sensação de pânico. Pois, infelizmente, esses sintomas tomam conta de algumas pessoas no primeiro mês do ano.
Esse termo foi usado pela primeira vez pelo artista, Chico Anysio, num quadro que ele tinha no programa, Fantástico, no começo dos anos 80.
Mas o termo, Janeirite, passou a ser utilizado por profissionais da saúde mental a partir dos anos 90, onde várias revistas femininas falaram sobre o assunto.
As novelas de televisão também começaram a divulgar esse termo nos anos 90. Pois era comum ver alguma personagem que sentia ansiedade no primeiro mês do ano.
Eu mesma, Luciana do Rocio Mallon, já usei o termo, Janeirite, em algumas produções literárias, de próprio cunho, a partir do ano de 2002.
Mas o principal problema é que não consegui divulgar os textos, com esse tema, de forma ampla na época.
Hoje, em 2024, há campanhas nas redes sociais para combater a Janeirite, mas que infelizmente são pouco divulgadas.
As vítimas desse problema são basicamente separadas em dois grupos: funcionários que trabalham em janeiro e pessoas que viajam ou pegam férias no primeiro mês do ano.
Abaixo existe a análise de cada situação:
Pessoas que Trabalham em janeiro
Aqui é preciso ter consciência que nem todo o profissional pega férias em janeiro, principalmente, depois da crise do Corona Vírus.
Aliás, depois da crise de Covid-19, muitos trabalhadores perderam o emprego com carteira assinada. Assim viraram autônomos ou microempreendedores individuais.
Além disso, quem trabalha por conta sabe que é difícil tirar férias em janeiro e por isso precisa emendar serviços, de um ano para o outro, fato que aumenta o estresse no primeiro mês do ano.
O principal problema é que nessa época, quem trabalha em janeiro, costuma ver as redes sociais de outras pessoas recheadas de fotos de férias.
Isso pode causar depressão, ansiedade e a falsa sensação de que o trabalhador está vendo a vida passar sem usufruir de seus prazeres.
Pessoas que Viajam ou Pegam Férias em janeiro
Pegar férias ou viajar no primeiro mês do ano também pode causar angústia e ansiedade.
Pois as tarefas de: arrumar as malas, sair da rotina do lar junto com o dia a dia do trabalho, pegar estradas cheias e ter que cuidar dos filhos que estão de férias escolares pode causar estresse.
Há indivíduos que pegam férias em janeiro, mas não param de pensar nos boletos que vencerão no final do mês.
Aliás, existem pessoas que viajam, que se preocupam com a segurança do lar, pois não confiam nos alarmes e nem nos vizinhos.
Além disso, no primeiro mês do ano, muitas pessoas fazem de tudo para cumprir as metas que prometeram no Reveillon.
Mas, essa pressa com a vontade de cumprir promessas, gera um estresse enorme. Por exemplo: geralmente quem promete emagrecer, no Reveillon, aplica regimes nada saudáveis e começa a fazer exercícios físicos, sem orientação.
Muitos médicos alertam que não se pode fazer um regime alimentar sem a orientação de um nutricionista e é arriscado realizar exercícios físicos sem a supervisão de especialistas.
Sem falar que há dietas, muito severas, que causam anemia e irritabilidade, aumentando mais a angústia.
Além disso, muitas pessoas têm como objetivo conseguir um relacionamento novo, no ano que entrou, especialmente em janeiro.
Essa atitude pode causar vários problemas, pois ao ter pressa para encontrar um parceiro, a moça acaba se envolvendo com indivíduos errados sem ao menos pesquisar a história de vida deles.
Para evitar cair em relacionamentos abusivos é bom lembrar do velho ditado:
“Antes só do que mal acompanhado”
Sintomas da Janeirite:
- Angústia;
- Estresse;
- Irritabilidade;
- Pânico;
- Medo;
- Sensação de que não está aproveitando a vida como os outros ou impressão de que não deveria sair de férias.
Se você tem os sintomas acima, deve procurar profissionais de saúde mental.
Conselhos para evitar a Janeirite:
- Ao sair de férias, não exponha fotos em redes sociais para evitar que assaltem seu lar;
- Se tiver que trabalhar no primeiro mês do ano, seja grato a essa oportunidade porque muita gente passa fome justamente por não conseguir emprego;
- Antes de viajar, conte sobre o passeio para vizinhos de confiança e avise a firma de segurança que cuida da sua residência;
- Não veja o que os outros, em férias, fazem nas redes sociais. Porém, ao invés disso, use a Internet para vender seus produtos e divulgar seus serviços;
- Se tiver que deixar animais de estimação ou plantas para viajar, então contrate um serviço de pet sister, babá de animais de estimação ou plant sister, cuidadora de plantas, desde que essas profissionais sejam de confiança;
- Para não se preocupar com os boletos que chegarão em fevereiro, comece a economizar no próprio mês de janeiro;
- Se conseguiu tirar férias em janeiro, se desligue da realidade e aproveite essa oportunidade ao máximo, porém sem gastar mais do que pode;
- Se não conseguiu viajar em janeiro, tente aproveitar os passeios, dentro da sua cidade mesmo, em suas horas de folga;
- Não tente cumprir suas promessas, de Ano Novo, todas de uma vez só no mês de janeiro. Nesse caso é necessário estabelecer metas dentro da sua realidade;
- Aproveite o verão para realizar atividades interessantes ao ar livre em suas horas de folga como: esportes, meditações, reunião com amigos, etc.;
- Beba bastante água, pois ela também ajuda a combater a ansiedade da estação;
- Conte, nas suas redes sociais, sobre como você conseguiu superar as crises de Janeirite, sempre postando os termos: #janeirite e #combatendoajaneirite.
Outro fato é que há sujeito que fica tão focado nos compromissos, que acontecerão em fevereiro, que se esquece de aproveitar as alegrias de janeiro.
O importante é não se estressar logo em janeiro, pois o ano está apenas começando.
Aliás, ninguém é obrigado a realizar todos os seus sonhos num único mês.
Entre em contato para mais informações pelo Instagram: @lucianamallon
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias