Logotipo, você já fez o seu? Seu cliente reconhece o seu produto pela sua marca?

1
176

Muitos empreendedores em início de carreira ficam às vezes perdidos com tantas informações que precisam reunir para deixar o seu negócio redondinho e com a sua cara, criando uma identidade que fará toda a diferença perante o seu público alvo.

São tantos detalhes a pensar como, que publico nós queremos atingir, afunilando o segmento até que se encontre a resposta que vá de encontro ao seu objetivo. Pois quando temos um público alvo definido, conseguimos nos aprofundar no assunto e nos tornar um expert aonde iremos atuar, exemplo simples seria um estúdio fotográfico, pois existem diferentes dentro desta área, e à medida que aperfeiçoamos nosso conhecimento em um público especifico, ganhamos notoriedade no mercado.

A identidade Visual da empresa em marketing descoordenado transmite uma mensagem confusa sobre o que você desenvolve no seu negócio. Todo o layout deve estar de acordo com a identidade de sua empresa, sejam os cartões, panfletos, banners, site, Fanpage, etc. tudo deverá estar em perfeita harmonia.

 

Depoimento de Giuliana Gasparini (Consultora de Marketing do Horus Studium).

Se não houver uma coerência em todos estes itens, o seus clientes podem pensar que eles estão olhando para duas empresas.

E pode acreditar, aconteceu algumas vezes que fui dar consultoria a um cliente, e analisando todo o material de marketing notei que os logotipos não eram iguais, apenas as cores foram mantidas pela empresa, conclusão a impressão era que tinha duas empresas do mesmo segmento, porem não era bem assim, o empreendedor naquele momento criou ele próprio o logotipo, mal sabia ele que era uma pratica totalmente errada que poderia levar o seu negócio a mortalidade muito antes de se tornar conhecida no mercado.

Outro detalhe muito importante, é que as pessoas confundem o LOGO com a MARCA.

Para deixar mais claro, o logotipo é a representação gráfica do nome fantasia da empresa, ou seja, é um produto gráfico resultante do design que pode ser definido como a imagem da marca.

O logotipo pode ser registrado através do registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. O nome registro de marca gera uma pequena confusão porque na verdade o logotipo é que é registrado e não a marca.

O logotipo é uma parte da marca, que deverá aparecer nas artes feitas pela empresa. E às vezes é um trabalho muito bem feito que, o cliente vê o desenho e já associa a empresa, e por este motivo faz toda a diferença na divulgação do seu produto e da sua marca; principalmente se o empreendedor está em fase de desenvolvimento no mercado.

Podemos citar como exemplos: Apple e Nike, no momento em que vemos a maça já sabem que é o logotipo da Apple e o Swoosh que é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, ou seja, Nike.

É através do logotipo ou da marca da empresa que a empresa será identificada em qualquer lugar, onde passaremos a nossa missão, valores, visão perante o consumidor.

a marca tem até seis níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário”. Professor e escritos Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing moderno”

 

Alessandra Batista

LOGO ABTEspecialista em novos negócios e planejamento estratégico
Mentoria para empreendedores embasada métodos Sebrae.
E-mail Contato: Allessandrabt@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ABTCONSULTORIA/
Site: www.abtconsultoriaempresarial.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here