O intestino também é influenciado pelas emoções
Março azul-marinho, mês do combate ao Câncer Intestinal, também conhecido como Câncer Colorretal, porque o dia oficial dessa campanha é 27 de março.
A cor azul-marinho foi escolhida porque segundo especialistas em Cromoterapia, estudo das cores para a cura, essa cor tem o poder de acalmar os problemas no intestino.
Além disso, o azul-marinho do combate ao Câncer Intestinal adotou o tom marinho para diferenciar da cor oficial da campanha de Câncer de próstata que é azul-turquesa. Assim é possível evitar confusões entre as duas campanhas.
Já a escolha de março, vem do deus Marte da Mitologia, que é o deus da guerra e do intestino.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Câncer do Intestino é o terceiro tipo de Câncer mais comum entre os homens e o segundo entre as mulheres.
Essa doença pode atingir qualquer pessoa, porém é mais comum nos pacientes com mais 50 anos de idade.
Os fatores que causam essa enfermidade são:
- Hereditariedade com parentes que possuem essa mesma doença na família;
- Consumo exagerado de álcool;
- Alimentação deficiente;
- Carência de cálcio no corpo;
- Falta de exercício físico;
- Excesso de gordura nociva no organismo;
- Consumo de drogas ilícitas;
- Ulcera;
- Doença de Crohn;
- Estresse.
As pessoas com esse tipo de Câncer possuem tumores no intestino grosso, também conhecido como cólon e no reto.
A maioria desse tipo de tumor começa por meio de pólipos, lesões benignas que surgem na parede interna do intestino grosso.
Assim, é preciso remover esses tumores, que podem ser descobertos através de dois exames:
- Investigação de sangue escondido nas fezes;
- Colonoscopia.
Sintomas de quem tem essa enfermidade:
- Dores de barriga;
- Perda de peso ou aumento de peso repentinamente sem explicação concreta;
- Sangue nas fezes;
- Alteração nas fezes.
Para tornar a matéria Março Azul-Marinho, mais didática entrevistei um médico especialista em Câncer do Intestino:
Respostas do médico gastroenterologista, Nelson Carthcart Jr., especialista em doenças do estômago e intestino:
- O que causa o câncer no intestino?
O Câncer de Intestino se origina de mutações em genes que faz com que as células do intestino ou reto comecem a se proliferar de maneira desordenada e isso gera, o que a gente chama de pólipos e esses pólipos vão se desenvolvendo e caso não sejam retirados eles podem evoluir para o Câncer.
Então, existe uma combinação de fatores genéticos e ambientais, estes entendidos como estilo de vida, especialmente em hábitos como nossa alimentação. Se entendermos o estilo de vida ocidental, ele é um fator de risco claro para esse tipo de câncer, pela baixa quantidade de fibras na dieta, como frutas, verduras, saladas, o alto consumo de bebida alcoólica, cigarro e baixa atividade física, o sedentarismo. O alto consumo de carne vermelha também pode favorecer o aparecimento desse câncer.
Doenças do perfil autoimune, como as doenças inflamatórias intestinais também podem favorecer o desenvolvimento desse Câncer. Além disso, algumas outras doenças do perfil hereditário podem fazer com que vários indivíduos da mesma família sejam acometidos.
- Quais são os sintomas do câncer no intestino?
Os principais sintomas do Câncer de Intestino são dores na barriga persistentes, ininterruptas, que fazem o paciente muitas vezes ter alteração do hábito defecatório, ou seja, mudança no padrão das fezes, seja para o intestino mais preso, ressecado, ou para o intestino mais solto, diarreico, ou as fezes muito finas.
Além disso, esses pacientes podem ter sangramento nas fezes, seja sangramento só no papel ou aquele que vem junto misturado nas fezes. Perda de peso, anemia, deficiência de ferro, aumento de linfonodos também podem ser sinais da manifestação de uma doença que muitas vezes já está avançada.
Mas, boa parte dos cânceres de intestino, eles sequer dão sinais. E esse é o motivo para que realizemos a prevenção desse câncer através da colonoscopia, mesmo sem sintomas, em idades entre 45-50 anos.
- Como evitar o câncer no intestino?
Para evitar, então, o câncer de intestino, a gente recomenda: atividade física frequente, um bom controle do peso, evitar de fumar e consumir bebida alcoólica em demasia.
Dieta rica em fibras, como: frutas, verduras, saladas, aveia, granola, além de água. Importante entender que os alimentos ultra processados também aumentam o risco para o Câncer e as carnes magras também podem ajudar numa boa saúde intestinal.
- Qual é o tratamento para o câncer no intestino?
O tratamento do Câncer de Intestino depende dos estágios em que a doença é encontrada. Doenças precoces, muitas delas podem ser já resolvidas, pois o Câncer pode ser retirado até mesmo na colonoscopia sem necessidade de cirurgia.
Já para lesões avançadas, a cirurgia, quimioterapia, radioterapia são opções que podem ser empregadas dependendo do estágio da doença.
- Por favor, deixe seus contatos caso algum leitor queira uma consulta.
- (48) 99181-8588
Março Azul-Marinho – Também entrevistei a psicóloga, Cida Silva, que trata da parte emocional de pessoas, com Câncer, sobre o assunto:
- O estresse pode causar Câncer no Intestino na mulher empreendedora?
O estresse pode causar úlcera nervosa, que pode ser uma das causas do Câncer do Intestino principalmente se a pessoa tiver tendência genética para a doença.
- Como a mulher empreendedora pode evitar o estresse que causa úlcera nervosa?
Ela precisa saber a hora de relaxar e descansar. Por isso são importantes atividades, fora do ambiente de trabalho, como: esportes, dança, artesanato e passeios.
Para evitar o estresse, que provoca a úlcera nervosa, são necessários ao menos dez minutos de descanso depois de uma hora de trabalho.
A trabalhadora precisa intercalar as horas de trabalho com os minutos de descanso nos pequenos intervalos de dez minutos.
Então é preciso ter uma vida saudável com alimentação natural e intervalos entre as horas de trabalho.
Entre em contato para mais informações sobre a campanha Março Azul-Marinho, pelo Instagram: @lucianamallon
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias