Search
Close this search box.

Marketing Pessoal

Aplicado à Área Profissional

Marketing Pessoal é a habilidade de vender a si mesmo: suas ideias, sua imagem, seu conhecimento e suas competências.

Fazer Marketing Pessoal é utilizar as ferramentas de Marketing com o objetivo de ampliar e realizar seu potencial no mercado profissional e em suas relações pessoais.

O primeiro passo: é definir o seu Produto Profissional.

A criação do seu pacote de produto envolve documentar as suas habilidades, conquistas e realizações, e escolher as características que você quer salientar. O que você faz bem? O que você gosta de fazer? O que você quer ser quando crescer? Esta etapa pressupõe um grande mergulho no Autoconhecimento, que é o ponto de partida para tudo. Mas o Autoconhecimento deve estar ancorado na Autoestima, o que pressupõe uma análise Apreciativa de seu presente e passado.

Segundo passo: É necessário que você defina um alvo. Lembre que nenhum vento é bom para o barco que não sabe aonde quer ir… Trata-se de definir o seu PROJETO PROFISSIONAL. Ou você tem o seu Projeto Profissional, ou está no projeto de outro. Qual é o seu Sonho? Transforme seu sonho em OBJETIVO, através de um processo de Planejamento Estratégico Profissional.

(A esta altura, a maior parte de seu stress profissional já caiu por terra…)

Em função dessas duas escolhas – definição de PRODUTO e de PROJETO Profissional – o próximo passo é a escolha da IMAGEM. Que imagem você que associar ao seu negócio? Essa imagem está associada a que palavras? Exemplos: criativa, séria, inovadora, positiva, profissional, jovial, descolada… etc.

É fundamental que haja autenticidade e coerência na escolha da Imagem. Lembre-se que “propaganda enganosa” não dura muito tempo… Temos, então, o Posicionamento de seu Produto Profissional.

O Produto precisa de Visibilidade e Disponibilidade.

Onde apresentar nosso Produto Profissional? Podemos resumir em uma palavra:

Networking

Estamos na Era da Conexão. Assim, precisamos trabalhar nossas conexões significativas. Quer fisicamente, estando nos lugares, eventos onde encontraremos pessoas afins aos nossos interesses, quer virtualmente, nas redes sociais (exemplos: Facebook, WhatsApp) e profissionais (exemplo: LinkedIn).

Há outras ações também para alcançar empresas-alvo e pessoas-alvo, mas isso já é matéria para outro artigo…

Não existe apenas um lugar e um momento certos para promover o Marketing Pessoal. Você sempre está no lugar certo, no momento certo; é apenas uma questão de aproveitar as oportunidades que o cercam. Relacionar os locais e os momentos em que você estará em contato com pessoas, tanto na sua vida pessoal como na sua vida profissional, ajudará você a perceber a multiplicidade de oportunidades para o Marketing Pessoal.

Charles Handy, autor da Era da Incerteza, tem uma frase muito significativa, sob a forma de Conselho de um Pai para um Filho: Eu espero que você não procure emprego em uma Organização, mas que desenvolva habilidades, serviços e produtos para vendê-los a empresas e a outras pessoas no mercado. Procure clientes. Se você tiver atividades vendáveis, poderá trabalhar sempre.”

Picture of Marília S Fuhrmann - (in memoriam)

Marília S Fuhrmann - (in memoriam)

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram