Aplicado à Área Profissional
Marketing Pessoal é a habilidade de vender a si mesmo: suas ideias, sua imagem, seu conhecimento e suas competências.
Fazer Marketing Pessoal é utilizar as ferramentas de Marketing com o objetivo de ampliar e realizar seu potencial no mercado profissional e em suas relações pessoais.
O primeiro passo: é definir o seu Produto Profissional.
A criação do seu pacote de produto envolve documentar as suas habilidades, conquistas e realizações, e escolher as características que você quer salientar. O que você faz bem? O que você gosta de fazer? O que você quer ser quando crescer? Esta etapa pressupõe um grande mergulho no Autoconhecimento, que é o ponto de partida para tudo. Mas o Autoconhecimento deve estar ancorado na Autoestima, o que pressupõe uma análise Apreciativa de seu presente e passado.
Segundo passo: É necessário que você defina um alvo. Lembre que nenhum vento é bom para o barco que não sabe aonde quer ir… Trata-se de definir o seu PROJETO PROFISSIONAL. Ou você tem o seu Projeto Profissional, ou está no projeto de outro. Qual é o seu Sonho? Transforme seu sonho em OBJETIVO, através de um processo de Planejamento Estratégico Profissional.
(A esta altura, a maior parte de seu stress profissional já caiu por terra…)
Em função dessas duas escolhas – definição de PRODUTO e de PROJETO Profissional – o próximo passo é a escolha da IMAGEM. Que imagem você que associar ao seu negócio? Essa imagem está associada a que palavras? Exemplos: criativa, séria, inovadora, positiva, profissional, jovial, descolada… etc.
É fundamental que haja autenticidade e coerência na escolha da Imagem. Lembre-se que “propaganda enganosa” não dura muito tempo… Temos, então, o Posicionamento de seu Produto Profissional.
O Produto precisa de Visibilidade e Disponibilidade.
Onde apresentar nosso Produto Profissional? Podemos resumir em uma palavra:
Estamos na Era da Conexão. Assim, precisamos trabalhar nossas conexões significativas. Quer fisicamente, estando nos lugares, eventos onde encontraremos pessoas afins aos nossos interesses, quer virtualmente, nas redes sociais (exemplos: Facebook, WhatsApp) e profissionais (exemplo: LinkedIn).
Há outras ações também para alcançar empresas-alvo e pessoas-alvo, mas isso já é matéria para outro artigo…
Não existe apenas um lugar e um momento certos para promover o Marketing Pessoal. Você sempre está no lugar certo, no momento certo; é apenas uma questão de aproveitar as oportunidades que o cercam. Relacionar os locais e os momentos em que você estará em contato com pessoas, tanto na sua vida pessoal como na sua vida profissional, ajudará você a perceber a multiplicidade de oportunidades para o Marketing Pessoal.
Charles Handy, autor da Era da Incerteza, tem uma frase muito significativa, sob a forma de “Conselho de um Pai para um Filho: Eu espero que você não procure emprego em uma Organização, mas que desenvolva habilidades, serviços e produtos para vendê-los a empresas e a outras pessoas no mercado. Procure clientes. Se você tiver atividades vendáveis, poderá trabalhar sempre.”