Medicina Indiana – Ayurveda: Conhecimento da Longevidade

0
748
Ayurveda

Saúde é mais do que não ter doença, é ter um bem-estar maior.

Concordou? A medicina indiana pode funcionar para você.

Ayurveda quer dizer Conhecimento da Longevidade, ela teve origem nos Vedas – conhecimento, e Ayus que em sânscrito quer dizer “Vida”.

Quer saber um pouco mais?

A Ayurveda é o tipo de medicina mais antigo do mundo, foi descoberto há aproximadamente 5000 anos.

Nessa época era muito comum a utilização de plantas, animais e forças da natureza, como o Sol, para fins terapêuticos.

No século III A.C., o imperador Ashoka converteu-se ao Budismo e, motivado aos ensinamentos de Buda de compaixão pelos seres humanos, resolveu construir hospitais de caridade tanto para os animais quanto seres humanos.

Além disso ele enviou emissários para outros países a fim de difundir o Budismo e o Ayurveda.

Nos dois próximos reinados houve um grande incentivo à medicina. O governo incentivava hortas de plantas medicinais, além de construir hospitais e maternidades.

Entre os séculos X e XII, aqueles que conseguiram fugir da invasão muçulmana no norte da Índia foram para o Nepal e Tibete levando poucos documentos que falavam sobre a Ayurveda.

No século XVI o imperador mongol Akbar ordenou que todo conhecimento médico indiano fosse compilado contribuindo para a preservação do Ayurveda.

No século IX a ocupação dos ingleses na Índia sofreu a última ameaça de extinção da medicina indiana, pois os ingleses reconheciam apenas as práticas médicas ocidentais.

Nessa época, Mahatma Gandhi liderou o movimento nacionalista indiano trazendo de volta a Ayurveda.

Em 1967 surgiu a Universidade de Ayurveda Gujarat, a única Universidade ayurvédica do mundo.

A ideia central do Ayurveda é o equilíbrio, tudo é imensamente simples e, ao mesmo tempo, impossível de ser compreendido em sua plenitude.

Segundo o indiano Bokulla Ramachandra Reddy “a vida tem quatro componentes: corpo, sentido, mente e alma. Quando essas coisas estão equilibradas, a pessoa está saudável”.

A medicina ayurvédica acredita que existe uma relação entre o microcosmo do interior do homem e o macrocosmo do mundo material e um é espelho do outro, o que significa que tanto nós quanto o Universo somos construídos da mesma substância.

Por isso, devemos viver em harmonia com a natureza e estar constantemente pendentes dos cuidados com a saúde.

A saúde não é somente a ausência da doença, ela é um estado de bem-estar maior, no qual a pessoa se sente bem só por Ser!

Segundo o ayuverda indiano Deepak Chopra: “o corpo mecânico quântico é a base fundamental de tudo o que somos: pensamentos, emoções, proteínas, células, órgãos”.

O Ayurveda não é “cientificamente comprovado”, ele é um modo de pensar, um estilo de vida numa visão diferente do Universo.

E você, o que acha? Acredita na Ayurveda?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here