A incrível jornada de quem está sempre em busca de fazer algo
Mulheres são estressadas provavelmente por se verem na maior parte do tempo em situações de risco como: provar sua capacidade, competência, credibilidade, seu merecimento.
Não que isso não aconteça com os homens, mas sabemos que a história é diferente não só pela sociedade, mas principalmente aqui dentro da nossa cabeça, e quem é mulher sabe do que estou falando.
Buscamos por um lugar ao sol, em outras palavras por um lugar na mesa de grandes reuniões, por mais reconhecimento e oportunidades no trabalho, por melhores salários e altos cargos.
Coisas que os homens já tem a anos, porém com uma simples diferença, o de não poder abrir mão de sermos mulheres.
E nesse pacote vem não só as nossas diferenças biológicas, hormonais, entre outras, mas também as nossas tarefas e preocupações que estão tão enraizadas na maioria de nós que o fardo fica muito mais pesado do que podemos carregar.
Sem querer pontuar questões históricas ou culturais, porem somos o que somos por essa bagagem que hoje se misturou com todas essas mudanças e conquistas, que podem não parecer muitas, mas são.
Então, como colocar tudo dentro da mesma agenda? Como viver em um mundo onde hoje as coisas mudam mais rápido do que o tempo que você leva para trocar de roupa? Como colocar todos os papeis que assumimos hoje em uma pessoa só?
E o que quero dizer com as mulheres são estressadas é que tendemos a nos colocar em situações, seja só em pensamento ou na vida real, em que nos vemos em estado de luta ou fuga e atenção constante.
Acredito que devemos sim continuar lutando por nossos direitos, por mais espaço, respeito, oportunidades, mas principalmente por mais compreensão. A qual a primeira pessoa que deve fazer isso por você, é você mesma.
E assim, começar a entender que você é uma só, que o seu dia assim como os dos demais tem 24 horas e a semana 7 dias. Que você é um ser humano completo e capaz, mas que tem suas limitações e vulnerabilidades.
Que passar uma vida tentando se impor ao invés de se posicionar, exige mais tempo, energia e desagrados.
Por onde começar
Quando digo que mulheres são estressadas não estou generalizando, porem sabemos que a maioria se enquadra. E aquelas que não se encontram nesse grupo provavelmente já aprenderam de alguma forma a desacelerar.
Que ver um simples exemplo: Um homem no final do dia quando diz que vai dormir, ele simplesmente se levanta e vai para a cama, certo ou errado ele não demora mais do que alguns minutos para colocar a cabeça no travesseiro.
A mulher, na maioria das vezes, quando diz que vai dormir, passa pela cozinha dá uma ajeitada nas coisas, verifica a lancheira das crianças, a mochila da escola, pega alguma bagunça que ficou pelo caminho, faz o seu skincare (quando lembra), separa a roupa que vai usar, …
E finalmente quando deita a cabeça no travesseiro, começa a repassar as tarefas para ver se esqueceu alguma coisa, depois passa para a lista do dia seguinte e quando vai ver, já se passaram algumas horas e você ainda nem dormiu.
Isso não é uma regra, mas todas conseguem se adaptar para encaixar nesse cenário. Não é?
Então, que tal respirar fundo, fazer uma lista de todas as tarefas que você se colocou como responsável, (talvez isso leve algum tempo porque você precisa colocar tudo mesmo) para começar a entender a sua realidade, que provavelmente é bem diferente de como você se julga.
Sim você faz muitas coisas e se cobra o tempo todo que deve dar conta de tudo e muitas vezes se sente estressada, chateada ou incapaz.
E a pergunta que fica é: qual o seu objetivo com tudo isso? E se a sua reposta for ser uma heroína que consegue fazer e resolver tudo, desculpa te decepcionar, mas isso provavelmente não vai acontecer.
O que provavelmente já deve estar acontecendo é o seu nível de estresse estar nas alturas, você talvez já esteja sofrendo com a ansiedade e quem sabe um Burnout.
Respira e com calma analisa essa lista e trace os seus objetivos e com isso, perceba o que pode ser retirado dela, quais mudanças precisam acontecer, quais hábitos você precisa mudar.
Esse lugar ao sol dificilmente será alcançado enquanto você continuar criando tempestades. E não se preocupe, não é culpa sua, já que infelizmente fomos condicionadas assim, porem as coisas mudaram e nossos desejos também.
Dentro das minhas mentorias vejo muitas mulheres ficando surpresas pela forma com a qual conduziam suas vidas, seja pela correria que leva ao piloto automático ou pela necessidade de estar sempre tendo que provar algo.
Mulheres são estressadas ou simplesmente ainda não aprenderam como lidar com todos os poderes que tem.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias