Não existe cegueira maior do que aquele que só vê o que lhe convêm…

0
118
Ensaio sobre a cegueira

O Ensaio sobre a cegueira – José Saramago

Quando no meio do trânsito um motorista fica cego de repente tudo começa a mudar, todos que tem contato com esse motorista começam a ficar cegos também, ou seja, a cegueira é contagiosa.

Mesmo o governo tentando controlar o contagio, de repente todo mundo fica cego e perdido.

E assim, tudo perde o significado, instala-se a fome, perde-se a humanidade, há brigas, mortes, a violência se sobrepõem a vida em sociedade, é cada um por si, desesperados para sobreviver, e ao mesmo tempo tudo que querem é voltar para casa, para família.

Um livro que nos faz repensar tudo que estamos vivendo, que nos faz ver claramente tudo que nos envergonha, tudo que queremos esconder.

QUE LIVRO SENHORES E SENHORAS. Palmas para o escritor José Saramago.

Acredito que cada livro que leio vem para mim na hora certa, com o que preciso ver e aprender naquele momento especifico.

E com esse livro não foi diferente, em meio à turbulência que estamos passando no país, o livro do Saramago serviu para me mostrar o quanto estamos cegos, o quanto nossa sociedade está perdida.

Já não temos mais um vislumbre de esperança. Corremos em círculo, buscando a salvação para um país decadente, cego, bruto, corrupto e imoral.

Estamos à beira do abismo, como na carta do tarô mitológico – O Louco, um pé na terra e outro prestes a cair no precipício, sem saber qual passo dar, se seguimos adiante ou retrocedemos. É assim que vejo a maioria das pessoas, sem saber para que lado ir.

As pessoas estão com medo, medo do futuro que nos apresenta o caos.

Saramago nos mostra um mundo caótico, sem lei, sem dono, sem futuro e tudo que podemos fazer é esperar pelo fim.

Ali ele nos mostra claramente o quão animais somos, e o quanto nos tornamos inumanos, em tão pouco tempo, coloque uma situação precária, fome, medo, e viramos animais selvagens em busca de sobrevivência.

Precisamos abrir nossos olhos e ver, ver como aquele que vê pela primeira vez, ao nascer abrimos os olhos e enxergamos a vida que temos pela frente.

Acreditamos em algo melhor, num futuro de alegria, paz, amor, família.

Neste momento para nossa sociedade se salvar precisamos claramente abrir nossos olhos para o que está acontecendo, voltarmos a sermos humanos.

Precisamos juntar forças e buscar o pouco de esperança que nos resta, devemos olhar para dentro de nós mesmos e encontrar força para lutar, lutar pelo nosso país, mas também olhar para o lado e ver o próximo, enxergar a necessidade do outro. Isso é viver em sociedade.

Precisamos sentir compaixão e é isso o que ainda podemos fazer para continuarmos a sermos humanos, a sermos gente.

Não deixemos nosso lado animal falar mais alto. Só assim poderemos voltar a ver novamente em meio a cegueira que estamos vivendo.

Aquele que tem conhecimento e vê claramente atinge todos seus objetivos.

Podemos mudar o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here