A Enogastronomia é a junção, harmonização ou união de bons vinhos e boa comida.
E a harmonização nada mais é, que o equilíbrio de sabores entre a bebida e o prato, ou seja, a combinação entre aromas, peso e texturas.
Quando pensamos em apreciar um camarão, por exemplo, e queremos acompanhar um vinho a este prato, independente do preparo, este prato restringe um pouco mais do que outros alimentos. Então o ideal seria escolher um vinho branco, com maior acidez e frescor.
Exemplo: Sauvignon Blanc
Caso o preparo do camarão leve molhos, como um Camarão na Moranga ou algo assim, recomenda-se um vinho a base de Chardonnay, que tem mais estrutura e untuosidade.
Mas se você é daqueles consumidores que não abre mão de um vinho tinto, restrinja-se a uva Pinot Noir, Gamay e Às vezes até a Syrah pode cair bem.
O importante é que os taninos do vinho não sejam muito presentes, devem ser, vinhos tintos mais leves.
Isso porque o sabor do camarão unido ao tanino do vinho tinto, pode metalizar o sabor na sua boca, nos oferecendo uma experiência desagradável ao paladar e desconstruindo a ideia de harmonização de sabores.
Então pra se fazer uma melhor harmonização, você deve sempre equilibrar os sabores.
Considerar as texturas, os componentes, os aromas e o peso de um prato e paralelamente as especificidades do vinho.
Os componentes principais a se considerar são:
- Acidez;
- Amargor;
- Doçura;
- Taninos;
- Álcool; e
- Salgados.
Importante saber que alguns ingredientes culinários são bem difíceis de harmonizar. Exemplo: alho, cebola, ovos,
aspargos, alcachofras e até a nossa deliciosa Feijoada, que aí praticamente só cabe um bom espumante Brut.
Mas tudo isso só será interessante se for feito de maneira descontraída, afinal o melhor da comida deve ser a comida e o melhor do vinho deve ser o vinho, então não será tão fácil equilibrá-los, harmonizá-los.
Mas será muito fácil apreciá-los, juntos ou separadamente.
Dica: Se a sua tentativa de harmonização não for a esperada, beba água com gás entre um gole e uma garfada que isso já ajudará a eliminar alguns sabores desagradáveis da combinação que não for perfeita.
Um brinde a vida. Santé!!!
Abraços,