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O poder da comunicação em nossas vidas e negócios

O poder da comunicação em nossas vidas e negócios

O processo necessário para desenvolver habilidades sociais

O poder da comunicação é uma das habilidades sociais e comportamentais mais importantes do ser humano nos mais diversos momentos da vida: familiar, educacional e corporativo. Diante disso, desenvolver essa habilidade pode proporcionar muitos benefícios.

O que é uma boa comunicação?

Uma boa comunicação é o processo de transmitir as informações de forma clara e objetiva, onde a pessoa com quem está se comunicando entenda de forma adequada.

Não posso deixar de ressaltar que, cada ser humano é único podendo existir milhares de Marias e de Pedros, porém cada um tem sua própria digital.

Cada qual com sua personalidade. Assim sendo, uns mais extrovertidos, outros mais introvertidos, alguns falam com as mãos, outros tem facilidade de visualizar e outros de escutar.

Qual a importância de ter uma boa comunicação?

A comunicação passa através de todas as esferas da vida de um indivíduo, desde o pessoal até o profissional. Desta forma, a mensagem pode ser interpretada de inúmeras maneiras conseguindo assim desenvolver uma comunicação assertiva, compartilhando ideias de forma compreensível e sem dúvidas, podendo proporcionar diversos benefícios, pois é algo que contribui para um bom relacionamento, seja familiar, social, profissional, sem causar constrangimentos ou reações negativas.

Como desenvolver uma boa comunicação?

Primeiramente é importante fazer uma análise sobre as possíveis causas de seus problemas. Em seguida verificar quais são as suas dificuldades, possibilitando investir em um desenvolvimento mais focado e assertivo.

Outra iniciativa interessante é buscar auxílio de profissionais especializado, psicólogos, fonoaudiólogos, por exemplo.

A boa notícia é que todos podem desenvolver essa habilidade comportamental como:

  1. Ouça com atenção e empatia
  • Ouvir com atenção e empatia são fatores essenciais para a prática de uma escuta ativa. Então, procure usar todos os seus sentidos para interpretar a mensagem que a pessoa está compartilhando;
  • Tenha foco à fala, às emoções que estão sendo transmitidas.
  1. Observe a comunicação não verbal
  • Essa é uma dica que vale para as duas partes envolvidas na conversa: você e a outra pessoa;
  • Observe as expressões corporais.
  1. Leve em consideração o perfil da pessoa
  • Adequar seu discurso de acordo com o perfil da pessoa é algo que pode contribuir de maneira benéfica em qualquer diálogo;
  • Por isso, sempre reflita sobre qual é a maneira mais adequada de comunicar algo àquela pessoa específica com a qual você está conversando.
  1. Prefira perguntas ao invés de suposições
  • Fazer suposições é a maneira mais eficiente de causar conflitos e confusões. Caso alguma parte da fala do indivíduo não tenha sido precisa o suficiente, pergunte-lhe o que queria dizer;
  • Evite supor que algo foi dito, porque existe a probabilidade de você ter interpretado errado.
  1. Aceite e supere a vulnerabilidade
  • Vulnerabilidade é um dos sentimentos que nos “atinge” quando estamos frente a situações de exposição, risco e incerteza. Isso é algo que pode acontecer em diálogos, uma vez que não é possível antever todas as possíveis reações e falas das pessoas;
  • A vulnerabilidade é potencializada pelo medo da imperfeição, ou seja, pelo receio de cometer algum erro;
  • Todavia, essa sensação é totalmente natural, por isso aceitá-la e superá-la pode ser a melhor maneira de lidar;
  • A partir da aceitação, é possível tirar o foco da insegurança e direcioná-lo ao empenho de se praticar uma boa comunicação.
  1. Evitar usar “mas”
  • Quando você fala que algo está certo, mas tem uma coisa errada, a outra pessoa já se foca exclusivamente na crítica, em vez de compreender o elogio que está embutido;
  • Por isso, na medida do possível, utilize “e” para substituir o “mas”.
  1. Saiba silenciar quando necessário
  • Em muitos momentos da vida, a gente precisa saber ficar quieto. No mundo corporativo também é assim, porque uma fala impensada pode arruinar um negócio;
  • Além disso, o silêncio também faz parte de uma das boas habilidades de comunicação.
  1. Seja positivo
  • A positividade é uma característica que realmente faz a diferença nas pessoas.

 

“Minha força é a minha capacidade de me comunicar e expressar

o que se passa em minha cabeça.”

Caroline Stempniak

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