O quanto a leitura de um bom livro afeta nossas vidas?

0
60
Fique Comigo

Como sou uma leitora voraz, acabo por ser muito seletiva na hora de ler um livro, e também muito exigente.

Quanto mais leio, mais chata eu fico para o próximo livro, espero que ele vença (no meu interesse, satisfação) o livro passado. É a constante busca pelo Livro Perfeito.

Já li aproximadamente 190 livros este ano, muita coisa boa e muita coisa ruim. Mas teve um bom livro que me despertou e mudou minha maneira de olhar o mundo. E quando isso acontece, é glorioso.

O aprendizado, o sentir, o ver com outros olhos. Tudo isso eu senti após ler Fique Comigo, livro de estreia da autora nigeriana Ayobami Adebayo.

Yejide e Akin se conheceram na faculdade e casaram, porem o tempo passa e Yejide não engravida do marido, a pressão da sua família aumenta, e apesar deles serem felizes juntos, Akin precisa ter um filho, sua família lhe oferece várias mulheres para que seja sua segunda esposa, ele não quer aceitar para não magoar Yejide, mas acaba por ter que receber em sua casa uma nova esposa, que consequentemente também não engravida dele.

O livro traz em relevância temas fortes. Como a história se passa na Nigéria, é difícil para nós compreendermos as diferenças culturais, e incomoda muito a maneira que o livro trata esses temas.

São páginas sofridas, onde podemos sentir a dor de Yejide, de várias maneiras, e como ela se vê lançada ao fundo do poço.

Um livro raro, que para mim mostrou outros olhares, outras culturas e me fez enxergar que as vezes, apenas as vezes, não há nada de errado com a gente, as vezes o problema está no outro.

Nós cobramos constantemente para sermos as melhores em tudo o que fazemos, mas nem sempre é possível se dedicar 100% a cada situação que nos rodeia.

Vamos parar e respirar um pouco. Viver cada dia como se fosse o melhor dia de todos que já vivemos. Pois ele pode ser sim, o melhor.

Esse livro me fez muito bem, apesar de me fazer chorar muitas vezes. Mas mesmo com lágrimas nos olhos, nunca vi a vida tão claramente.

Recomendo a todos a leitura.

Eu li este livro antes do lançamento no Brasil, mas ele agora já está disponível nas livrarias.

Boa Leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here