O saber adquirido no passado pode atrapalhar a sua vida hoje

0
181
Sabedoria

O saber adquirido nem sempre nos ajuda, leia e identifique qual saber te atrapalha…

Buscamos sabedoria, conhecimento e informações constantemente, mas algumas vezes, o saber adquirido no passado pode atrapalhar a sua vida hoje.

Nossas experiências nos dão a sensação de saber. Em cima dessas informações tomamos decisões.

Ocorre que esse saber vem com registros emocionais carregados de informações passadas diferentes do momento atual, o saber que pode atrapalhar vem com emoções e sentimentos que nos dão a falsa sabedoria.

Também precisamos considerar que conhecimento é diferente de sabedoria, o que temos são vivências e informações que nos dão conhecimento, a sabedoria vem de identificar como usar o que você conhece na situação atual que se apresenta.

Saber usar o que viveu, ouviu e conhece para encontrar uma solução adequada.

Conhecimento com registros emocionais causam a mesma sensação, boa ou ruim, do fato passado, o que pode te atrapalhar bastante se a situação atual tiver detalhes importantes bem diferentes do registro.

Por exemplo, você sabe (conhece) da situação de ser questionado a respeito de algo importante no trabalho, numa ocasião passada o resultado disso foi causar um conflito devido a usarem o que você disse para criar intrigas.

Como você só percebeu a intenção por trás do questionamento depois da confusão, hoje você acaba sempre “sabendo” que quem questiona tem má intenção.

Ocorre que hoje você esta em outro local, com outras pessoas e esse ambiente e pessoas são diferentes, o que você sente a respeito de questionamentos pode estar equivocado, mas você nem percebe o quanto isso pode ao ser ruim já que tem certeza que sabe o que esta acontecendo, você tem a mesma sensação ruim e isso te basta.

Essa situação além de te deixar desconfiado e não muito a vontade com os colegas, ainda te deixa incomodado por sentir de novo a mesma sensação de ter sido usado. Então o que você sabe te atrapalha se você não considerar o todo.

A experiência que você adquiriu te traz sabedoria se você a usar para observar e aprender a não cometer os mesmos erros. Mas, se você ficar só na experiência vai agir de forma equivocada.

Acabamos por julgar, ter preconceito, se privar de conviver, excluir, não se aproximar, se afastar ou evitar situações e pessoas para evitar o que identificamos como parecido ou igual ao que temos registrado.

Perdemos oportunidades e pessoas que sequer sabemos que estamos perdendo porque temos ‘certeza’ que não será bom.

Aí esta o saber que te atrapalha, aquele que te cega o momento atual, aquele que julga, assusta e discrimina porque o registro emocional negativo te coloca uma venda e você não vê a realidade com clareza.

Sempre que nos vimos diante de algo que nos incomoda, que nos faz ser preconceituosos, medrosos, precavidos em excesso, desconfiados, temos que observar que tipo de conhecimento traz a sensação desagradável, para discernir se ela cabe na situação atual.

Só depois de avaliar o momento real e as atitudes dos envolvidos, depois de retirar a sensação ruim e lembrar do conhecimento adquirido, então estaremos usando de sabedoria para lidar com a situação presente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here