Por que acumulamos coisas desnecessárias em nossas vidas?

0
3260
Acumulamos coisas
Acumulamos coisas desnecessárias

O dinheiro não sobra, não tenho tempo para fazer tudo que preciso, minha casa é pequena…

O acúmulo de coisas desnecessárias em sua vida pode estar te causando problemas como falta de tempo, de dinheiro e espaço em sua casa.

Precisamos desapegar de coisas materiais desnecessárias para gerar mais espaço; de despesas supérfluas para sobrar dinheiro; e de atividades sem objetivos e prioridades, para ter tempo para as tarefas importantes para você.

Neste momento você deve estar refletindo sobre as possibilidades de desapego destes três pontos, correto? Se não está seria interessante começar a refletir, para fazer sentindo a continuar a lendo o artigo.

Aqui indico uma leitura posterior, do artigo da colega colunista Adriana Barreto – Você sabe por que seu sonho não vira realidade? – Falando que para sonhos virarem realidade, eles precisam da credibilidade de quem os sonha.

Então vamos entender por que acumulamos as coisas?
Existem 3 possíveis causas identificadas do motivo que as pessoas acumulam:
  1. Porque possuem algum medo;
  2. Porque carregam alguma culpa;
  3. Porque possuem algum apego emocional.

O momento e o estilo da sua vida, também reflete no acúmulo e na dificuldade de desapego.

Crises na vida

Pessoas que passaram ou estão passando por alguma crise, aflições e mudanças na vida; como traumas, morte de familiar, perda de emprego, mudança de casa, nascimento de um filho, novas pessoas indo morar na mesma casa, divórcio e o envelhecimento.

Nestas situações a pessoa tende a paralisar sua vida até reencontrar o novo foco e se reestruturar. Para algumas este momento de paralisação e readaptação é rápido, para outras nem tanto, e é quando a desorganização aparece.

Então começa a guardar objetos por apego emocional, não readapta a rotina ao que é essencial para a mudança em sua vida, fica perdida realizando tarefas que não trazem sentido e para compensar o sentimento realizam compras desnecessárias.

Fatores estruturais e estilo de vida

Estes também geram o desequilíbrio em sua vida. A falta de um móvel adequado, faz você achar que qualquer lugar é o lugar para guardar, passa a não saber mais onde deixou o objeto, perdendo tempo procurando ou gastando dinheiro comprando outro pois não achou que o que já possuía.

Uma vida com muitos compromissos e sem prioridades, missão e objetivos não te dá a clareza do que você precisa fazer naquele momento, então tudo passa a ser urgente e prioridade, com isso, sente-se sem tempo para conquistar o que faz sentindo para você.

Gasta dinheiro em encontros semanais com os amigos, pois vive tão estressado que acredita ser a maneira correta de relaxar.

Passa a não perceber para onde e como o dinheiro está indo embora, e por não ter o controle do seu tempo, também não controla as suas despesas.

Clique e veja o que comentei neste meu artigo sobre como reduzir a correria do seu dia a dia – Como me organizar para reduzir a correria do meu dia a dia?

Vícios e questões de saúde

Ainda tem os que possuem a tendência a vícios, como a compra compulsiva para amenizar algum sentimento. Levando a reduzir o seu espaço e conforto na casa, não conseguindo economizar e sempre estar focada e direcionando a sua vida para novas compras.

Pessoas com depressão, distúrbios de ansiedade e compulsão por acumulação também são fortes candidatos a terem uma vida desorganizada, sem tempo, sem dinheiro e sem espaços para viver.

Precisamos entender que nossa vida é feita de escolhas, então você escolhe o que fará com ela, com o seu tempo, seu dinheiro e sua casa. Experimente novas possibilidades, aventure-se e descubra coisas melhores e legais!

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos, passe adiante e não esqueça de deixar o seu comentário!

Aproveita e clique aqui para acessar também o meu blog e conheça melhor meus trabalhos

Quando acumulamos coisas desnecessárias em nossas vidas, pode nos causar problemas como falta de tempo, de dinheiro e espaço em sua casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here