Tendências de empreendedorismo para 2021 – Ideias para empreender

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Tendências de Empreendedorismo
Tendências de Empreendedorismo para 2021 – Ideias Para Empreender

Saiba as tendências para empreender em 2021

Tendências de empreendedorismo que ajudarão você empreender com sustentabilidade e que irão facilitar o seu planejamento e te manter firme no seu propósito de vida.

Como Profissional Contábil, Especialista em Gestão Estratégica Administrativa e Financeira e Colunista de uma das Revistas mais conceituada no mercado brasileiro e no Mundo, aEmpreendedora, venho contribuindo com o desenvolvimento e expansão dos Microempreendedores Individuais, como também das microempresas e empreendedores de um modo geral que buscam crescer nos seus negócios.

Hoje venho compartilhar algumas ideias para empreender ou ajustar alguns pontos importantes para você se manter firme no mercado, no “novo normal”, e que está em total mutação, onde nada mais é como era antes.

Tudo parece arriscado investir e as incertezas em projetar seu negócio a longo prazo é uma realidade, devido à crise econômica que assola o Brasil e o mundo. Mas é possível sim, prospectar oportunidades em um mundo pós-pandemia.

O futuro dos negócios é um campo aberto de possibilidades e é possível intensificar na construção deste futuro e, para isso, é imprescindível desenvolver a capacidade de perceber tanto as ameaças e oportunidades no ambiente externo, como as forças e fraquezas no ambiente interno, potencializando, dessa maneira, os seus pontos fortes e minimizando os pontos fracos da gestão de sua cultura organizacional.

Conhecer onde você, como empreendedor se encontra inserido, quais as competências que você tem e quais precisam ser lapidadas para o processo de expansão que serão pontos essenciais para prospectar um futuro de oportunidades.

Assim, essa matéria tem por objetivo apontar para você as oportunidades existentes no mercado empresarial, contribuindo para validar as novas tendências de empreendedorismo que surgem nesse novo cenário e seu papel no processo de gestão do seu negócio.

Mesmo com mais de 600 mil empresas fechadas devido à pandemia causada pelo Coronavírus, a previsão da Organização para OCDE ¹ publicada na UOL em dezembro de 2020, existe muita esperança no campo do Empreendedorismo em 2021.

Apesar de tantas incertezas no mercado, foram abertos mais de 782 mil negócios no Brasil, no período de maio e agosto de 2020, segundo dados do Ministério da Economia publicado no Estadão em 2020.

Esses dados nos trazem esperanças promissoras que em 2021, principalmente com expectativas positivas em relação à vacina, será um ano de crescimento, e empreender com responsabilidade, identificando as tendências do mercado, trarão grandes frutos ao empreendedor e ao país.

É fato que a economia mundial experimenta uma significativa transformação que ocorre em torno dos mais diversos campos: empresarial, humano, tecnológico, de relações econômicas, políticas, de saúde entre as nações e também de gestão das empresas e dos negócios.

Mas é com esse olhar que você precisa ficar atento às novas tendências que poderão ser grandes oportunidades de alavancar os seus negócios. Novos hábitos de consumo e de fazer negócios chegaram para ficar.

A era digital nunca esteve em tamanha evidência. Foi acelerada uns 5 a 6 anos apenas no primeiro semestre de 2020, tornando-se necessária e essencial. Sendo primordial você entender essa velocidade para colocar o seu negócio nesse processo e, assim, se manter competitivo e até mesmo para se manter no mercado empresarial.

Confira algumas ideias e tendência de empreendedorismo em 2021:

Tendência de empreendedorismo
Tendência de empreendedorismo em 2021
  • E-commerce de informática (foco nas vendas de computadores, notebooks, peças, acessórios de filmagem, montagem etc.). As lojas online tiveram um aumento de 50%, segundo o relatório Webshoppers n°42, publicado pela Ebit/Nielsen;
  • Desenvolvimento de games para celular (desenvolvimento de apps) obteve um faturamento de R$ 851 bilhoes em 2020, segundo dados da Newzoo publicados no IG;
  • Venda por assinatura (modelo de assinatura). No Brasil, esse mercado cresceu em torno de 12% em 2020 (quase 4 mil empresas que oferece serviços e/ou produtos por meio de assinaturas), um avanço expressivo, segundo dados da Betalabs publicados na Valor Investe. Os seguimentos criados por assinaturas são: livros, bebidas, alimentos, cuidados pessoais, pets. E não deve parar por aí, são inúmeras oportunidades para você investir e criar o seu clube de assinatura em outras áreas também, tais como: produtos naturais, kits de maquiagens, cosméticos, serviços de contabilidade, serviços nas áreas administrativas e financeiras, como também nas diversas áreas de beleza, entre outros;
  • Venda de cosméticos naturais e artesanais, segundo a plataforma Teads publicado em 2020 na Brazil Beauty News, 62% dos brasileiros apoiam que os cosméticos deveriam ser formulados apenas com ingredientes naturais e orgânicos;
  • Negócios imobiliários, com crescimento de 8,4% na venda de apartamentos, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), publicado na Gazeta do Povo. Os financiamentos imobiliários cresceram 70,1% em setembro de 2020;
  • Delivery de comida, nos principais aplicativos de entrega de comidas, cresceu 103% de janeiro a junho de 2020, segundo pesquisa da Mobilis publicada no site Terra, tornando-se assim, uma das tendências mais expressiva para 2021;
  • Criação de Infoprodutos (videoaulas e cursos online). É a hora de você que tem alguma habilidade, tais como: ensinar informática, cozinhar, ensinar inglês, contabilidade, área financeira, fiscal, ensinar como usar o Instagram, com também outras plataformas digitais ou outros segmentos que domine, criação de videoaulas para compartilhar e se tornar autoridade na sua área de atuação, são grandes tendências promissoras para 2021;
  • Empresas Fintechs, que une segmento financeiro com tecnologia, e que tem por objetivo melhorar a competitividade do setor, é uma tendência que precisa ser levada em consideração para 2021. Muitas empresas precisam de BPO Financeiro ² (quando uma empresa contrata uma outra que seja especialista em BPO para realizar a gestão das finanças do seu negócio);
  • Serviços de locação de carros, segundo pesquisa da Deloitte publicada em 2020 na Folha, 56% dos jovens brasileiros preferem locar veículos, e para atender esse público, as empresas de locação de veículos é uma alternativa e uma oportunidade por meio de aplicativos de compartilhamento, por exemplo;
  • Serviços de TI de um modo geral, principalmente a de segurança de informação, com a demanda expressiva no mercado Digital, em 2021 a tendência são os serviços em nuvem. Segundo dados do IDC Brasil publicado no Jornal do Comércio;
  • Franquias de negócios (modelos de negócios prontos e validados no mercado);
  • Empresas de terceirização de mão de obra, entre várias outras tedências de negócios que estarão em expansão em 2021;
  • Vendas de produtos vegetais e verganos, que cada vez mais tornam-se uma tendência de consumo mundial. Como ideia para os pequenos negócios, temos os restaurantes vegetarianos, marmitas fits e sem adição de produtos de origem animal. Entre outros seguimentos que se tornam grande oportunidade e tendências de empreendedorismo para 2021.

E de acordo com a minha experiência em mais de 15 anos como Consultora Coach Financeira e 5 anos com o Escritório de Contabilidade, Acontrec Contábil, onde atendemos mais de mil empreendedores, o ano de 2020 trouxe várias mudanças de fato, no âmbito empresarial, e a tendência para 2021 entre os empreendedores que atendemos, a área de alimentação e de Profissionais de Marketing Digital e/ou agência de publicidade é uma necessidade primordial no mundo dos negócios.

Se você tem habilidades nessas áreas, invista cada vez mais, pois vale muito a pena.

Mas para ter oportunidades nesse novo cenário, é preciso ter estratégias com atitudes mais produtivas, validar os recursos que possuem, as competências que existe hoje para inovar e assim prospectar novos clientes e/ou fidelizar o seu público alvo.

Prospectar novos clientes
Prospectar novos clientes e/ou fidelizar o seu público alvo

À medida que você satisfaz de forma contínua as necessidades do ambiente no qual se insere com seus produtos e serviços, alcança seu propósito e institui as condições imprescindíveis à garantia de sua continuidade.

Por esta razão, reconhecer a mudança, o rumo de suas atitudes e que as estratégias precisam estar em constante movimento, ajustando com o decorrer dos processos, é o que o distingue na hora de ser mais que um empreendedor competente, sobretudo quando se trata de quem vai gerir a si mesmo e a outras pessoas o caminho dos resultados nos negócios, em um ambiente totalmente digital, com uma evolução tecnológica cada vez mais dinâmica.

Atrelado este processo de interferência digital e em busca de adaptação às novas tendências tecnológicas, a vez agora é do empreendedor que tem equilíbrio emocional, além do seu conhecimento operacional.

Referências

Acontrec Contábil; Blog Conta Azul; Brazil Beauty News; CBIC; Deloitte; Ebit/Nielsen; Edeavor.org; Folha; Gazeta do Povo; IDC Brasil; IG; Jornal do Comércio; Mobilis; Plataforma Teads; Site Terra; Valor Investe.

Legenda:

  • ¹ OCDE – Cooperação e Desenvolvimento Econômico
  • ² BPO – Business Process Outsourcing
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Fundadora e CEO da Empresa ACONTREC Contábil; Profissional Contábil com CRC/PR: 024751/O3 T-PE; Especialista em Gestão Estratégica Administrativa e Financeira pela Faculdade Bagozzi/PR; Especialista no MEI com mais de 7 anos de experiência por meio de atendimentos diversos e Consultorias para mais de mil Microempreendedores Individuais, como também Microempresas enquadradas no Simples Nacional. Consultora Coach Financeira, Professora e Palestrante. Idealizadora e Apresentadora dos Projetos: Programa FALA MEI e MEI SEM SEGREDOS da ACONTREC Contábil. Analista em Desenvolvimento de Sistemas pela Fundação Universidade do Tocantins/ UNITINS. Dois Artigos de autoria, publicados na Revista Científica Administração e Ciências. Foi Gestora na Empresa VIRTE Assessórios Automotivos/PR, onde foram gerenciados 40 Colaboradores por 2 anos. É praticado a Aprendizagem continuada em diversos Cursos ministrados pelo CRC/PR; Participou do Curso de Programação Neurolinguística/PNL com o Professor Espanhol, Pedro Terrer, em Recife/PE; Participação, no ano de 2019, em 20 Palestras do 3° Congresso online Brasileiro de Contabilidade/CONBCON; e de forma presencial do Curso XDay Contábil Curitiba, ministrado pela OMIE, além de participar recentemente do Curso online da PUCRS com os Professores conceituados, Leandro Karnal e Luíza Helena Trajano; dentre diversos outros Cursos de aprimoramento Profissional e Pessoal

7 COMENTÁRIOS

  1. Matéria excelente!!
    Parabéns minha amiga Glória Maria Fernandes, pela matéria onde fala de uma das melhores opções de se reinventar profissionalmente, hoje o mercado pede diversidade, determinação e fico.
    Você está fazendo um maravilhoso trabalho na contabilidade junto ao MEI e ME. ainda assim buscando conhecimento em outras áreas, muito sucesso na sua carreira profissional nesse Ano Novo de 2021. Um grande abraço!! Feliz Ano Novo 🥂🍾🌹
    Me orgulho de você !

    • Rosângela Cristina, uauuu por suas lindas e abençoadas palavras. É uma felicidade em saber que apreciou essa matéria. E o que escreveu é exatamente esse o nosso objetivo, compartilhar sempre conteúdos que façam o Empreendedorismo ser executado com maior eficiência e sustentabilidade. Gratidão 🙏. Feliz Ano Novo para você. Beijão 💋

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