Você é empreendedora nata ou por escolha?

0
258
Empreendedora

Saiba o que precisa desenvolver em ambos os casos

Eu ouço muitas críticas que partem de empreendedores para empreendedores, mas a questão é: você é empreendedora nato ou por escolha?

Vamos começar falando sobre empreendedores natos, aqueles que já nascem com facilidade de inovação, autonomia, visão geral, aqueles questionadores, que encontram novas soluções, que buscam conhecimento por conta própria, enfim, aqueles que tem a vocação empreendedora.

São minoria os que tem vocação empreendedora, porém mesmo que não se esforcem em manter-se atualizados terão em alguns momentos as mesmas dificuldades dos empreendedores por escolha.

Quero reforçar que não há diferença qualitativa entre eles, apenas que os que escolhem empreender tem, a princípio, mais dificuldades pessoais e consequentemente no negócio, por terem necessidade de desenvolver algumas características comportamentais.

Hoje temos informações, suporte e apoio aos empreendedores justamente porque a maioria das pessoas são empreendedoras por escolha, suporte esse muitas vezes visto com desdém e banalizado pelos empreendedores natos.

Acredito que em todas as profissões temos as pessoas que tem vocação e as que a desenvolvem. O que importa, do meu ponto de vista, é alcançar a satisfação pessoal com a excelência no empreendimento.

Nesse texto pretendo focar nas características essências que o empreendedor precisa ter, mas antes quero reforçar que independente do caso, saber utilizar técnicas, suportes, profissionais especializados se faz necessário e deve ser considerado natural precisar de orientação.

Vamos as características essenciais do empreendedor, segundo a revista Exame: iniciativa, capacidade de planejamento, autoconfiança, liderança e perseverança.

Notem que todas são características comportamentais, isso significa que ter equilíbrio emocional é essencial.

As capacidades técnicas são importantes, sem dúvida, mas para o empreendedor o equilíbrio emocional é sem dúvida primordial para alcançar o sucesso.

E isso nós ouvimos em depoimentos de muitos empreendedores de sucesso.

Resumindo, empreendedores por vocação tem facilidade de gerir o próprio comportamento, isso não quer dizer que não tenham dificuldades emocionais, porém elas precisam ser persistentes para que eles precisem de ajuda pessoal com frequência.

Os empreendedores por escolha são como as pessoas que trabalham no que gostam, mas não fariam de graça, ou seja, em algum momento se sentem obrigadas, desmotivam, se cansam, não tem certeza se querem continuar naquela função.

Alguns chegam a somatizar e tem o emocional abalado por conta do trabalho, que ainda que tenha sido uma escolha não esta dentro de sua vocação primária.

Terá que se esforçar com questões pessoais além das técnicas para o empreendimento.

Todas essas questões emocionais podem ser contornadas e resolvidas com bons profissionais e a partir do momento que a pessoa identifica se é empreendedora por vocação ou por escolha ela tem clareza de onde vem, de fato, suas dificuldades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here