Você esta preparada para as consequências do respeito que deseja?

0
330
Consequências do Respeito

Hoje uma das palavras de ordem é respeito.

Excelente, porém quem está preparado para as consequências do respeito? Quando a gente pensa em respeito imediatamente vem a ideia de que tudo ficará bem, porém, muitas vezes confundimos capricho com respeito.

O que é respeito para você?

Os respeitadores no final são os vilões da história e nem todos estão preparados para as consequências de ser respeitado.

Por isso, o respeito quase não existe, o que vimos é obediência, manipulação, discussão entre outras atitudes justificadas, ou seja, nada de assumir as escolhas que tanto dizem querer respeito.

Vamos exemplificar: alguém diz “se vira”, quem ouviu “se vira” se respeitar o que outro diz acaba arrumando um jeito de resolver sozinho; quem mandou se virar geralmente tem que arcar com a consequência do respeito que é aceitar que não precisam dele tanto quanto ele gostaria que precisasse.

Assim é na vida, quem fala: “não me chama para esse tipo de programa”, “não quero nada sério”, “não gosto de tal amiga sua”, “vou isolar tal colega porque não quer entrar na greve”, “vou dar um gelo no fulano porque ele é amigo do chefe chato”, “não quero estar no mesmo ambiente que fulano” e por aí vai…

Quem respeita age da seguinte forma: não convida mais para aquele tipo de programa, se afasta e vai em busca de quem quer assumir, não chama para sair quando a outra amiga vai, não se importa se foi colocado de lado por colegas que não o respeitam, e por aí vai.

Ou seja, quem sabe respeitar faz o que outro diz, o respeita, mas, se quem pede respeito se aborrece com a consequência deste, na verdade estava tentando manipular uma situação ou pessoa.

Quando quem diz se depara com a consequência do que disse e não com a reação que ele esperava do outro, aí se depara com a consequência de ser respeitado: olhar para si, para o que fala, para o que faz.

Nesse momento quem se conhece bem, quem é bem resolvido entende que se expressou mal e se explica ou arca com a consequência sem retaliar quem o respeitou.

Mas, o que vimos é o ataque aos que respeitam como se fossem insensíveis, manipuladores, egoístas, estranhos, antissociais e algo mais.

Aos respeitadores resta poucos amigos, paz de espírito, algum sofrimento em decorrência de ter de se afastar de algumas pessoas queridas, a tranquilidade de que sempre atraem pessoas para ensinar o que é respeito e o conforto dos que gostam da sua lealdade.

O respeito ao próximo vem depois do autorrespeito, por isso é difícil de encontrar. As pessoas ainda confundem respeito com obediência, com aceitação, com submissão, com concordância, com paciência.

Respeito é simplesmente entender o que o outro quer e a partir daí, escolher se aproximar, se afastar ou como e onde conviver.

O respeito só pode ser dado por quem não tem apego (que é diferente de amor), por quem arca com o que diz e faz, por quem não leva as coisas para o lado pessoal, por quem sabe o que quer, por quem é emocionalmente independente e por quem afinal é bem resolvido porque se conhece muito bem.

Não espera aceitação das pessoas, tem amor próprio.

Ocorre que quem respeita age como se fosse um espelho e quem não esta bem resolvido não suporta a própria imagem.

E o vilão é o espelho… as vezes acaba quebrado, mas tudo tem consequências não é mesmo?

Cada um faz suas escolhas e essa liberdade precisa ser respeitada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here