Você já planejou sua loja para o melhor período de vendas do ano?

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Novembro e Dezembro costumam ser os meses de maior faturamento do setor varejista, e, portanto, não se preparar adequadamente é um grande erro cometido pelos lojistas.

Quando digo preparar-se adequadamente e questiono se planejou sua loja, quero dizer principalmente sobre a escolha do tema e esquemas das vitrine, seus custos, prazos de execução e detalhes.

Como os fabricantes de acessórios, vitrinistas, e demais técnicos autônomos são muito solicitados neste período, planejar com antecedência é vital para o sucesso do período.

Um tema, é uma argumentação de apresentação da vitrine. Ele fortalece o produto! Nele, inclui-se a cor, adereços, manequins e os produtos relevantes que enfatizarão o conceito geral.

Mesmo se você tiver apenas uma vitrine, crie um tema decorativo.

Os esquemas, por sua vez, são aplicados a lojas com vários departamentos, e servem para adaptar cada vitrine interna, para que sejam diferente, porém, linkando o mesmo conceito do tema.

É importantíssimo que o esquema seja coerente com o tema.

Decidir um tema de uma vitrine não é tão simples assim, pois, há vários aspectos que dificultam esta decisão, além do custo, é claro.

Uma delas é a necessidade de desenvolver um projeto orientado por produto (a ser escolhido pelo lojista), mesmo porque o local da loja (de rua, loja em shopping) e a campanha publicitária, influencia nesta definição, por exemplo.

Veja o exemplo da marca Bershka: ela abriu sua primeira loja em solo americano este ano, com uma pop-up localizada no 580 Broadway, no coração do Soho (reduto dos trendies, modelos, artistas e legítimos nova yorkinos).

Imagem: Pop Up Bershka – Soho, Nova Iorque 2018 (Jessika Bona)

Esta nova loja tem o conceito Stage: música, moda e juventude. A inspiração como tema vem do mundo dos concertos de música e seus respectivos bastidores.

Repare a utilização de móveis e acessórios fáceis e versáteis, que oferecem uma melhor maneira de exibir as roupas da marca.

A mensagem que se deseja transmitir para o cliente deve estar clara.

Na maioria das vezes, o produto deve ser bem apresentado para que os adereços tenham um papel secundário. No entanto, dependendo da mensagem, isto pode mudar.

Começar o processo de planejamento com uma análise de diversas ideias para o projeto, e estabelecer a mensagem que se quer transmitir para os clientes, é responsável, muitas vezes, pela não definição da primeira ideia de tema.

Hoje em dia assuntos como política e temas sociais tem sido frequentemente utilizados como temas de vitrines, pois acrescenta o fator “surpresa” para o público, e isto quer dizer nada mais nada menos que “chamar a atenção” do seu consumidor, independente da reação esperada pelo lojista.

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