25 de janeiro – Dia do Carteiro, o Mensageiro da Esperança.

0
68
Carteiro

25 de janeiro – Dia do Carteiro – Não é só a pessoa responsável pela entrega de cartas porque ele é, acima de tudo, mensageiro da paz.

Alguns historiadores e arqueólogos dizem que a profissão começou no Antigo Egito, onde os mensageiros realizavam longos caminhos a pé e dormiam em estações postais.

Os Antigos Gregos também tinham carteiros. Eles também domesticaram aves que serviam de pombos-correios.

A raiz do dia do carteiro no Brasil aparece em 25 de janeiro de 1663, quando foi colocado pela primeira vez no nosso país o Correio-Mor da Monarquia Portuguesa no Brasil, que era o nome dado aos carteiros naquela época.

O primeiro carteiro do nosso país foi Luiz Gomes da Matta Neto porque ele foi o responsável pela troca de correspondências da Corte.

Os outros cidadãos, daquela época, que desejassem enviar correspondências precisavam usar os serviços de mensageiros, viajantes, tropeiros, bandeirantes ou escravos.

Porém foi só em 1835 que a atividade de carteiro se popularizou no Brasil, pois se tornou hábito a entrega de correspondência e produtos nos domicílios. A partir desta data, Comércio e Correios começaram uma boa parceria.

O Carteiro enfrenta vários obstáculos como: Sol forte, tempestades, riscos de assaltos e cães bravos. Porém é uma profissão gratificante porque une as pessoas e entrega sonhos.

Imagem: CC WIKIMEDIA / B. JARDIM

As cores atuais do uniforme do carteiro são: amarelo e azul. O amarelo representa o ouro do Brasil e o azul, o céu do nosso país.

Há dez anos, alguns estudiosos falaram que a função de carteiro acabaria por causa da evolução da Internet, mas mesmo o número de correspondências tenha reduzido, o de entregas de produtos via Correios aumentou consideravelmente, principalmente por conta das compras e vendas online.

Mesmo com o advento e avanço da Internet e Mídias Sociais, ainda hoje vemos carteiros que unem famílias, dão notícias importantes, enviam mensagens que selam a paz e levam sonhos em forma de encomendas.

O carteiro já foi tema que inspirou poetas e músicos. Abaixo canções para escutar no Dia do Carteiro:

  • Mensagem: Esta canção é mais conhecida com o nome: “ Quando o Carteiro Chegou”. Ela foi gravada por cantoras como: Isaurinha Borba, Maria Bethânia e Vanussa.
  • Please, Mister Postman: Esta é uma canção americana que fala sobre o carteiro. Ela foi gravada por bandas consagradas como: The Marvelettes, The Beatles, The Carpenters e até pela estrela pop Madonna.
  • Carteiro: É uma música da dupla sertaneja de raiz chamada: Tião Carreiro e Pardinho, que também foi regravada por Tonico e Tinoco.

A empreendedora deve aproveitar o Dia do Carteiro para postar as seguintes frases em seu comércio:

  • 25 de janeiro é Dia do Carteiro, presenteie este grande profissional com presentes que estão aqui.
  • O carteiro é o profissional que enfrenta chuva, Sol e até cães bravos para trazer suas correspondências. Por isto ele merece uma lembrança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here