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6 erros que você não deve cometer nas Redes Sociais

As redes sociais são os canais de comunicação mais poderosos e eficazes para manter contato com nossos clientes e funcionam muito bem para atrair novos olhares no mercado. No entanto, a mesma ferramenta facilitadora pode se voltar contra você caso não seja bem utilizada.

Encontramos na internet vários guias e dicas infalíveis para fazer a página da sua empresa ter sucesso, seja no aumento do número de likes, de fãs, seguidores, ou até mesmo um aumento no engajamento. Mas poucas vezes pensamos nos erros que cometemos. Pensando nisso, criamos uma lista com os erros mais frequentes.

01 – Não separar vida profissional e vida pessoal

Este é um erro muito comum em páginas de pequenas empresas e de profissionais liberais, que na ânsia de movimentar a página, acabam postando coisas que não envolvem a rotina de uma empresa.

Mesmo que a empresa seja feita só por você, é preciso existir uma separação. Por exemplo, se você está fazendo um curso novo para se especializar na sua área, você pode sim postar na sua página profissional, no entanto, o enfoque do texto e da foto não podem ser em você e na sua percepção pessoal, deve ser na melhoria de processos da sua empresa, mostrando que é uma organização sempre atenta às novidades do mercado.

Muitas vezes o erro não está no que é postado, e sim, no enfoque que é dado. Sempre que for postar alguma coisa na página da sua empresa, pergunte-se no que isso vai influenciar a decisão do seu consumidor: Alguém deixaria de me contratar ou decidiria me contratar por esse motivo?  Se a resposta for sim, poste! Se ela não for, reflita a respeito e pense numa alteração de foco.

02 – Não preencher corretamente os dados da empresa

O Facebook, o Instagram, o LinkedIn, o Twitter e praticamente todas as plataformas digitais são negócios milionários e possuem um time de desenvolvedores que trabalham incansavelmente em atualizações e melhorias das ferramentas para usuários e empresas que utilizam os serviços, e através desses upgrades hoje eles proporcionam às empresas perfis totalmente personalizáveis.

Então se a ferramenta está ali, te perguntando informações sobre o seu estabelecimento responda com clareza e preencha tudo que é questionado. Se os campos estão ali, existe um porquê, preencha todos os campos, como site, horários de abertura e fechamento, data de fundação, missão, valores e tudo mais que lhe for solicitado. Sem medo e preguiça, complete todas as lacunas!

03 – Não responder mensagens e comentários

Você já se perguntou quantas outras páginas possuem o mesmo público que a sua? Certamente, você sabe que são muitas. Cada pessoa que chega à sua fanpage, está mais próxima da sua empresa, por isso, ela precisa ter a melhor impressão possível.

Se a pessoa chegou à sua página e te enviou uma mensagem, ou comentou algum conteúdo que você gerou, significa que você atingiu seu o objetivo e despertou o interesse dela pelo seu produto ou serviço e por isso, você PRECISA respondê-la o quanto antes.  Quando um usuário fica sem resposta é como se ele tivesse entrado numa loja para perguntar o preço de algo que viu na vitrine e ninguém o respondesse.

Monitore sua página, veja o que seus clientes gostam e o que eles não gostam. Responda todos os comentários e mensagens. Se o seu cliente perguntar o preço de um produto ou serviço, responda o que ele quer e aproveite para oferecer um pouco mais. Encante seu cliente!

04 – Ignorar avaliações e comentários negativos

Já falamos sobre isso aqui no blog, nós estamos blindados contra erros. Todos temos a mesma chance de errar e acertar, o que nos diferencia é a forma com que vamos lidar com o fato ocorrido.

Muitas vezes não conseguimos estar à frente de todas as situações de acontecem na empresa, um funcionário mal treinado, um problema na rede de energia ou de internet podem levar o nosso cliente a ter uma experiência ruim com a marca e reclamar disso publicamente em nossa página do Facebook, no Google, ou em qualquer outra plataforma.  Negligenciar essa avaliação negativa e fingir que não viu pode ser muito fácil a curto prazo, mas podem trazer grandes prejuízos no futuro.

O ideal é entrar em contato com essa pessoa, entender exatamente o que ocorreu e oferecer alguma moeda de troca, um brinde, uma cortesia, algo que deixe o cliente satisfeito e o faça repensar a marca de forma positiva.

05 – Oferecer somente promoções e esquecer o conteúdo

É claro que promoções, ofertas e descontos chamam atenção, mas não é isso que vai fazer da sua página um sucesso, com muitos seguidores engajados.

O que gera engajamento é identificação com a marca, e isso, só conseguimos fazer através de conteúdo.  E aí você me pergunta, mas que conteúdo? As pessoas que seguem sua página, tem interesse no seu negócio, na sua área de atuação e é sobre isso que elas querem saber.

Naturalmente, você sabe muito sobre o seu negócio, o que fazer, como fazer, você sabe disso melhor do que ninguém. É hora de pegar tudo isso que você sabe e dividir em tópicos.  Aborde os tópicos de maneira simples e curta. E lembre-se sempre que o segredo é ser um conteúdo de fácil assimilação e de identificação.

Outra dica para que seu conteúdo seja atrativo é escolher boas imagens que transmitam os valores que você deseja passar.

06 – Deixar de compartilhar, convidar e interagir

Por último, mas não menos importante, é você ser a pessoa mais entusiasmada com a sua página. Não tenha vergonha de convidar todos os seus amigos e compartilhar seus posts na sua página pessoal.

O mesmo vale para seus clientes. Cada vez que um cliente elogiar seu trabalho, peça para ele fazer isso publicamente, avaliar você em suas páginas e te indicar.

Você e todas as pessoas que trabalham na sua empresa são como cartões de visita e precisam estar constantemente divulgando a marca.

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Ana Elisa Silva

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