Vamos falar de Gestão?
Numa série com três matérias específicas sobre o assunto, falaremos de ferramentas importantíssimas para você utilizar na gestão do seu negócio.
Primeiramente você deve começar identificando e conhecendo o setor econômico de sua empresa, qual sua área de melhor atuação. Vamos lá?
Em gestão, entende-se que o estudo de mercado envolve buscar informações detalhadas sobre o setor em que a empresa atua.
Tais informações podem ser usadas como ferramenta para ampliação de projetos de vendas e do próprio negócio em si. As grandes empresas utilizam constantemente desse objeto para aumentarem suas vendas e o crescimento da organização.
Uma dúvida seria saber como posso aprofundar meus conhecimentos na área em que minha organização atua.
Faz-se isso da seguinte forma:
- Analisando o desenvolvimento do setor nos últimos 10, 15 ou 20 anos;
- O maior e menor período de vendas;
- Os locais que mais necessitam e os que menos necessitam de tal produto ou serviço;
- Onde vende mais e onde vende menos o produto ou serviço em questão;
- As grandes concorrências entre si;
- Público alvo;
- Faixa etária dos consumidores;
- Preço base dos produtos ou serviços;
- Grau de impacto na economia nacional;
- Situação política atual, propostas comerciais do atual e próximo governo;
- Projeção de crescimento para os próximos 10, 15 ou 20 anos etc.
Como exemplo de uma breve aplicação do setor de varejo e atacado (subsetor de vestuário), vamos supor que você tenha uma loja de roupas e futuramente deseja tornar-se uma nova marca no mercado.
Você provavelmente vai querer espalhar pelo país sua franquia com mais filiais. Isso lhe fará estudar um pouco mais sobre o seu setor e planejar os processos de ampliação seguintes.
De maneira mais detalhada, imagine que nas suas pesquisas você encontrou locais que menos vendem e locais que mais vendem o tipo de mercadoria que você quer introduzir no mercado.
Correlacionando com o nível de necessidade nesses locais, você descobre que os locais que mais necessitam são os locais onde menos vendem, e os locais que menos necessitam são os locais que mais vendem.
Lembrando aqui, que seu produto não é exatamente as roupas (como dado no exemplo), você quer introduzir uma marca nova no mercado, uma ideia nova e fazer com que as pessoas aceitem isso e comprem.
Você começa a ser concorrência e ao mesmo tempo precisa analisar sua concorrência. E por aí seguem os estudos.
No que diz respeito ao quando, é importante sempre estar atualizado sobre as atividades do seu setor, acompanhar o desempenho. A frequência das suas pesquisas sempre vai depender do valor que sua empresa atribui a isso.
Se tem projetos de ampliação e tudo o que diz respeito ao nível gerencial, é necessário ser constante. Da mesma forma, se for cunho intelectual deve estar constantemente atualizado.
E onde buscar as informações sobre? Muitos dados econômicos do setor podem ser encontrados no site do IBGE (ou consulte o polo da sua cidade), Sebrae, Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e correlatos.
Procura-se também em revistas de negócios, artigos de administração de empresas, marketing e gestão empresarial, estudos de caso, livros sobre negócios.
Agora, o porquê de todos esses detalhes? Simples! Se pretende crescer em gestão, crescer no setor atuante ou até mesmo ser uma startup é importante que aprofunde sua busca a respeito do seu setor.
Imagine que para uma projeção de crescimento do seu setor nos próximos 10 anos, o percentual seja entre 15 e 25 por cento: você vai poder criar melhores estratégias no seu projeto de ampliação utilizando os dados obtidos, vai descobrir o momento chave de entrar em ação, estará fazendo parte de uma projeção especulada e que nesse momento se realiza.
Entender todas essas questões pode parecer um tanto complicado no início, pois parecem estudos gerenciais que somente as multinacionais e grandes empresas fazem.
Entretanto, o resultado faz toda diferença e a carreira de sua empresa cresce consideravelmente.
É importante frisar também que, quando se domina o assunto sobre o setor econômico da empresa tem-se condições gerenciais e administrativas para qualquer reação negativa do mercado, caso as projeções não saiam como o esperado.
E com isso, evita-se o fim de empresas com um grande potencial de crescimento e carreira no setor econômico atuante.
Por isso, incentivamos você sempre estar à frente e alcançar os melhores resultados.