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Gestão financeira

Gestão: Como conhecer o setor econômico de sua empresa

Vamos falar de Gestão?

Numa série com três matérias específicas sobre o assunto, falaremos de ferramentas importantíssimas para você utilizar na gestão do seu negócio.

Primeiramente você deve começar identificando e conhecendo o setor econômico de sua empresa, qual sua área de melhor atuação. Vamos lá?

Em gestão, entende-se que o estudo de mercado envolve buscar informações detalhadas sobre o setor em que a empresa atua.

Tais informações podem ser usadas como ferramenta para ampliação de projetos de vendas e do próprio negócio em si. As grandes empresas utilizam constantemente desse objeto para aumentarem suas vendas e o crescimento da organização.

Uma dúvida seria saber como posso aprofundar meus conhecimentos na área em que minha organização atua.

Faz-se isso da seguinte forma:

  • Analisando o desenvolvimento do setor nos últimos 10, 15 ou 20 anos;
  • O maior e menor período de vendas;
  • Os locais que mais necessitam e os que menos necessitam de tal produto ou serviço;
  • Onde vende mais e onde vende menos o produto ou serviço em questão;
  • As grandes concorrências entre si;
  • Público alvo;
  • Faixa etária dos consumidores;
  • Preço base dos produtos ou serviços;
  • Grau de impacto na economia nacional;
  • Situação política atual, propostas comerciais do atual e próximo governo;
  • Projeção de crescimento para os próximos 10, 15 ou 20 anos etc.

Como exemplo de uma breve aplicação do setor de varejo e atacado (subsetor de vestuário), vamos supor que você tenha uma loja de roupas e futuramente deseja tornar-se uma nova marca no mercado.

Você provavelmente vai querer espalhar pelo país sua franquia com mais filiais. Isso lhe fará estudar um pouco mais sobre o seu setor e planejar os processos de ampliação seguintes.

De maneira mais detalhada, imagine que nas suas pesquisas você encontrou locais que menos vendem e locais que mais vendem o tipo de mercadoria que você quer introduzir no mercado.

Correlacionando com o nível de necessidade nesses locais, você descobre que os locais que mais necessitam são os locais onde menos vendem, e os locais que menos necessitam são os locais que mais vendem.

Lembrando aqui, que seu produto não é exatamente as roupas (como dado no exemplo), você quer introduzir uma marca nova no mercado, uma ideia nova e fazer com que as pessoas aceitem isso e comprem.

Você começa a ser concorrência e ao mesmo tempo precisa analisar sua concorrência. E por aí seguem os estudos.

No que diz respeito ao quando, é importante sempre estar atualizado sobre as atividades do seu setor, acompanhar o desempenho. A frequência das suas pesquisas sempre vai depender do valor que sua empresa atribui a isso.

Se tem projetos de ampliação e tudo o que diz respeito ao nível gerencial, é necessário ser constante. Da mesma forma, se for cunho intelectual deve estar constantemente atualizado.

E onde buscar as informações sobre? Muitos dados econômicos do setor podem ser encontrados no site do IBGE (ou consulte o polo da sua cidade), Sebrae, Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e correlatos.

Procura-se também em revistas de negócios, artigos de administração de empresas, marketing e gestão empresarial, estudos de caso, livros sobre negócios.

Agora, o porquê de todos esses detalhes? Simples! Se pretende crescer em gestão, crescer no setor atuante ou até mesmo ser uma startup é importante que aprofunde sua busca a respeito do seu setor.

Imagine que para uma projeção de crescimento do seu setor nos próximos 10 anos, o percentual seja entre 15 e 25 por cento: você vai poder criar melhores estratégias no seu projeto de ampliação utilizando os dados obtidos, vai descobrir o momento chave de entrar em ação, estará fazendo parte de uma projeção especulada e que nesse momento se realiza.

Entender todas essas questões pode parecer um tanto complicado no início, pois parecem estudos gerenciais que somente as multinacionais e grandes empresas fazem.

Entretanto, o resultado faz toda diferença e a carreira de sua empresa cresce consideravelmente.

É importante frisar também que, quando se domina o assunto sobre o setor econômico da empresa tem-se condições gerenciais e administrativas para qualquer reação negativa do mercado, caso as projeções não saiam como o esperado.

E com isso, evita-se o fim de empresas com um grande potencial de crescimento e carreira no setor econômico atuante.

Por isso, incentivamos você sempre estar à frente e alcançar os melhores resultados.

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Lívia Silva Nascimento

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