Verão, férias, festas e comilança certo? Quem não exagera um pouquinho nesta época que atire o primeiro brigadeiro gourmet.
Mas, passadas as comemorações é chegada a hora de voltar a forma e retomar a rotina, o que pode ser bem bacana se tivermos um impulso para encorajar.
A ideia não é criar um ranking entre as dietas mais populares, mas trazer algumas sugestões que podem ajudar você a se encorajar e dar um impulso a sua decisão.
Pensando nisto pesquisamos e testamos algumas das mais procuradas no Google em 2018 e criamos a nossa lista com algumas reflexões para que ao final você possa eleger a de sua preferência.
- 5 x 2 (Jejum intermitente)
Esta dieta se baseia no princípio do jejum intermitente no qual você se alimenta “normalmente” por cinco dias consecutivos e jejua em outros dois.
Pode ser que para alguns seja mais fácil aderir a um regime por dois dias do que sete, mas isso não significa que todo e qualquer alimento é liberado, então eu penso: “se vou ter que controlar a ingestão de calorias durante 5 dias qual a vantagem de depois ficar mais 2 em jejum?”. Vamos para a próxima…
- Paleo
Mais conhecida como a dieta da “época das cavernas” apregoa que a alimentação deve se basear em qualquer alimento que possa ser caçado, pescado ou coletado – como ovos, sementes, frutas, vegetais e ervas.
Brigadeiro e bolo de chocolate coletado na confeitaria não valem! Sem dúvida essa dieta nos encoraja a comer menos processados e mais frutas e vegetais o que por si só já é certamente mais saudável, mas faltam evidências científicas para comprovar seus benefícios.
Me parece ainda melhor se você quiser viver como nossos antepassados e imitar também seus níveis de atividade.
- Dieta South Beach
Esta é uma dieta de baixo índice glicêmico, desenvolvida originalmente para pacientes cardíacos e ótima para quem não é bom em números, uma vez que não há contagem de calorias ou porções, mas isso normalmente já é o que fazemos e muitas vezes o resultado é exatamente o motivo pelo qual estamos aqui falando sobre dietas. Próxima!
- Dukan
Na Dukan a alimentação se baseia no baixo consumo de carboidratos e alto de proteínas. Sai o pão francês quentinho das manhãs e entra a picanha, e melhor, sem limite de quantidade de comida. Dá para você?
A perda de peso pode ser rápida, mas o corte de carboidratos pode causar fadiga, insônia e náuseas. Também a longo prazo estas restrições se tornam insustentáveis e nada saudável, mas quem quer fazer dieta para o resto da vida?
- Dieta da Sopa do Incor
Por experiencia própria posso afirmar que a Dieta do Incor é uma opção bacana… para quem gosta de sopa.
Você pode substituir qualquer refeição pela sopa ou seguir o programa de sete dias que, se feito por um tempo não muito prolongado, pode ser uma forma gostosa de desintoxicar e emagrecer.
Outra vantagem é que a receita da sopa rende 14 porções, ou seja, você só vai para a cozinha uma vez e depois pode congelar as porções caso não sejam consumidas nos cinco dias da dieta.
Outra vantagem é que a cada dia você agrega outros alimentos para compor suas refeições o que proporciona variedade de texturas e sabores.
O resto é com sua criatividade, por exemplo: no dia em que banana e leite são liberados dá para fazer trufas de banana e curtir um docinho!
Não há dúvida que é a minha preferida ainda mais que, por não ter gordura na receita, pode ser consumida quente ou fria, o que nestes dias quentes de verão é bem bacana.
E então, já elegeu a sua? Inspire-se e bom apetite!