A produção de legumes, verduras e frutas em áreas urbanas não é uma novidade, existem relatos desses cultivos a muitos anos
Hortaliças na sua varanda – Cultive de forma saudável e sustentável junto de suas flores e planta nas áreas comuns de casas e prédios.
A demanda de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável pode ser atendida na sua própria varanda. Você pode fazer isso usando apenas garrafas pet, terra e sementes ou mudas da hortaliça que você desejar.
Optar pelos alimentos frescos, evitando os industrializados, já é uma boa escolha. Produzir alguns desses alimentos em casa fica ainda melhor, pois você tem também a oportunidade de reciclar aquela garrafa pet que iria para o lixo.
Hortaliças na sua varanda
Veja a seguir como fazer da sua varanda uma mini horta usando garrafas pet:
1. Comece lavando a garrafa pet e em seguida faça um corte na mesma, de forma que possibilite fazer o plantio. Faça também pequenos furos na parte oposta ao corte, para que seja possível escoar a água que você usou para regar as plantas.
2. Coloque terra dentro da garrafa cortada. O ideal é utilizar terra preta de jardinagem ou substrato, você encontra facilmente em casas especializadas e floriculturas. Coloque também algumas pequenas pedras misturadas a terra, para facilitar a passagem da água.
3. Plante suas sementes ou mudas. Ambas você encontra em casas especializadas, sendo que as mudas trazem o resultado final mais rapidamente, já as sementes você acompanhará todo o desenvolvimento da planta.
Para as sementes, no próprio pacote virão as instruções de como elas devem ser plantadas. As mudas recomendo não as apertar na terra, lembre-se de deixar a terra fofa e sem excesso de água.
4. Distribua as garrafas com as plantas no espaço desejado, de forma que elas estejam expostas a luz ao longo do dia.
5. Faça rega das suas plantas diariamente e em pouco tempo terá alimento produzido na sua própria casa!
Veja agora dicas do que plantar:
Se você possui um espaço com pouca luz, recomendo o plantio de ervas e temperos como cebolinha, salsinha, orégano, manjericão.
Se tem um espaço com ampla insolação por pelo menos uma parte do dia, recomendo alface, couve, agrião, morango, e os demais que desejar.
Ainda tem dúvidas de como fazer sua mini horta ou do que plantar nela?
Deixa seu comentário com sua dúvida, eu te ajudo!
Créditos imagens: Marcelo Rosenbaum (destaque) e Cerâmica Artística Burguina