Ter uma boa saúde emocional é essencial para um bom desenvolvimento profissional. Para obter bons resultados a autoestima é fundamental para manter o equilíbrio emocional.
A presença da autoestima no meio organizacional é tão importante como outros requisitos, pois a sua presença ou ausência afeta diretamente no desempenho de atividades e auxilia em alavancar a produtividade.
A iniciativa deve haver dentro e fora da organização, com intuito de promover a saúde emocional do colaborador gerando um alto índice de motivação e satisfação pessoal.
As combinações autoestima e produtividade influenciam de todas as formas positivas no ambiente organizacional e pessoal.
Autoestima é a sensação de valor que a pessoa possui a respeito de si mesma. Ter autoconfiança e pensamento positivo é um dos resultados ocasionado após ter a autoestima elevada.
Quando estamos com poder de autoestima acreditamos na nossa capacidade, produzimos resultados positivos na vida pessoal e profissional.
A autoestima elevada causa reconhecimentos em nossas qualificações e passamos a ficar fortes para enfrentar desafios. Por isso, as empresas se preocupam em oferecer condições de trabalho e satisfação a seus colaboradores.
É evidente que a falta de autoestima afeta diretamente e indiretamente na vida do profissional, pois a sensação de incapacidade é elevada, a frustração e a procrastinação passam a afetar diretamente nos resultados.
Profissionais com baixa autoestima acabam desmotivados e não reconhecem suas habilidades e valores, ocasionando assim o comprometimento na produção da equipe.
Segue os sinais mais comuns da falta de autoestima no ambiente organizacional:
- Negativismo;
- Incapacidade de emitir suas opiniões;
- Isolamento na equipe;
- Falta de confiança em si mesmo;
- Medo de enfrentar desafios;
- Sensação de fracasso;
- Procrastinação;
- Dificuldade de reconhecer os próprios erros.
É evidente que é desafiador manter uma equipe totalmente satisfeita, mas, vale repensar na qualidade de vida dos colaboradores, pois o retorno é positivo.
Algumas atividades que são adquiridas nas organizações garantem a elevação da autoestima e dos resultados no processo de produtividade.
As empresas que realizam ginástica laboral, feedback constante, investimento no bem-estar e na saúde do profissional possuem um resultado significante no seu modelo de gestão.
As atitudes podem ser pequenas e em longo prazo os resultados são vantajosos. Repense no seu modelo de gestão e analise como é possível enquadrar a autoestima no seu meio organizacional.