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Planejamento e estratégia: peças fundamentais durante à Copa América

O Brasil estará nos holofotes de toda mídia e turistas amantes de futebol nos próximos meses.

Nesse momento, é preciso pensar em um novo planejamento e estratégia, apostando em formas interessantes de movimentar o negócio e atrair mais clientes.

No caso das franquias, por exemplo, vale lembrar a projeção da Associação Brasileira de Franchising (ABF), tem como expectativa para 2019 um crescimento entre 8% a 10% no setor! Áreas de alimentação, serviços e de produtos esportivos e cursos profissionalizantes, como os de idiomas, também podem ir na onda do momento e garantirem um bom resultado.

Vale investir em promoções que atraiam o público em geral, especialmente, no segmento de bares e alimentação que podem, por exemplo, criar ações para favorecer grupos de pessoas a fim de atraí-las para assistir aos jogos no local.

É preciso que a comunicação seja bem feita, divulgando previamente aos clientes que o local estará aberto e se haverá alguma promoção.

Também vale destacar que é preciso estar preparado para atender um fluxo, muitas vezes maior do que o normal e em horários alternados, que anteriormente eram ociosos como no começo da tarde, por um longo período, que são os dias de jogos.

No segmento de decoração e festas e materiais esportivos, por exemplo, a dica é investir em artigos temáticos para a competição, afinal este segmento costuma ser mais lembrado durante a época.

Cursos profissionalizantes e de idiomas podem lançar promoções para que futuros estudantes comecem a aprender uma nova língua com descontos durante período do torneio, entre junho e julho, aproveitando ainda a época para os chamados cursos intensivos.

Sob o ponto de vista do varejo, os comerciantes podem se beneficiar, e muito, se souberem aproveitar as oportunidades que um evento esportivo dessa magnitude proporciona.

Aqui a dica é ampliar o mix da loja, agregando coleções pertinentes aos itens já comercializados. De toda forma, é preciso ficar atento para não investir muito alto e acabar com um estoque muito grande.

Vale destacar e alertar para quem busca “surfar” na onda durante o período embarcando em algum negócio em cima da hora.

É preciso pensar bastante na sazonalidade do negócio e o ideal é abri-lo com alguns meses antes da data de picos de venda para que a loja se adapte e resolva questões operacionais antes de ter algum problema.

Com a competição, alguns negócios crescem e outros param.

Assim, é um ano para ter mais cuidado.

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Mércia Vergili

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