Elas afetam as nossas vidas sem que percebamos!
Apesar de serem as vezes incômodas e algumas espécies possuírem picadas dolorosas, as abelhas são essenciais para que tenhamos alimentos todos os dias em nossas mesas.
Dos seus produtos diretos como o mel, o própolis, a geleia real e a cera, são produzidos medicamentos, cosméticos, fármacos, produtos odontológicos, tintas, embalagens, entre outros.
Contudo, em suas atividades diárias, as abelhas buscam pólen e néctar nas flores, e por consequência fazem a polinização dessas plantas. A polinização, nada mais é do que, o transporte de grãos de pólen entre as flores.
Com esse transporte de pólen feito pelas abelhas é permitindo a reprodução dessas plantas. Assim, é a partir da polinização que obtemos diversos frutos que consumimos no nosso dia a dia.
As abelhas são responsáveis pela produção de cerca de 70% dos produtos agrícolas. Abaixo encontram-se listados alguns produtos que dependem delas, total ou parcialmente:
- Abobrinha;
- Algodão;
- Amêndoas;
- Berinjelas;
- Café;
- Laranja;
- Maçã;
- Maracujá;
- Melancia;
- Pepino;
- Pêssego;
- Soja.
Esses insetos, além de garantirem alimentação aos homens e animais, também são responsáveis pela continuidade das espécies vegetais. E deve ressaltar-se sua importância econômica, uma vez que cerca de 10% do PIB agrícola está ligado a produtos que dependem de polinização.
A apicultura é disseminada em quase todos os países do mundo, sendo a China o maior produtor mundial, seguido da União Europeia e da Turquia. O Brasil é o oitavo maior país apicultor, trazendo altos rendimentos para os produtores com a venda de mel.
Com o desaparecimento de algumas espécies de abelhas, tem surgido um novo nicho de mercado, o aluguel de colmeias. Esse serviço é demandado para fazer exatamente o trabalho de polinização, a fim de garantir maiores produções.
Alguns exemplos em que essa prática é realizada no Brasil são: na cultura do café no estado do Espírito Santo e na cultura da maçã no Sul do país.
Nos Estados Unidos, a Califórnia aluga da Florida, Dakota do Norte e Montana, anualmente 1 milhão de colônias para realizar a polinização das amendoeiras, cultura que movimenta cerca de 2 bilhões de dólares por ano.
Posteriormente à safra de amêndoas, essas abelhas alugadas são deslocadas a pomares de maçã, pera e cerejas em Washington e Oregon, e ao final desse ciclo retornam aos seus estados de origem levando renda extra aos seus proprietários.
Vale chamar atenção que abelhas estão ameaçadas de extinção. As razões são múltiplas e envolvem desmatamento, queimadas, doenças e pragas nas colmeias, mudanças climáticas, produtos químicos e déficit nutricional.
Porém, vimos sua importância nas nossas vidas.
Vamos preservar!