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Sinergia

Sinergia nos negócios: como as parcerias de sucesso são construídas

“Se quer ir rápido vá sozinho, se quer ir longe vá em grupo!” Já dizia um conhecido provérbio Africano.

Sinergia – Hoje eu quero conversar com vocês sobre um tema bastante negligenciado no empreendedorismo de maneira geral: o poder de elevar e alavancar o seu negócio ao se associar a outras empreendedoras.

Digo que este é um tema negligenciado pois vejo duas questões muito importantes sobre esse assunto.

O primeiro é que de maneira geral, empreendedores dão mais foco em aprender habilidades técnicas individuais, fazendo cursos, assistindo palestras, com consultorias sobre temas específicos que em desenvolver aspectos relacionados a inteligência emocional e relacional, essenciais extrair maiores resultados nesses espaços.

Outra questão é que empreendedores, em especial as mulheres empreendedoras, quando se associam a espaços de networking o fazem muito mais em busca de conhecer pessoas, adquirir conhecimentos técnicos e fazer vendas, conforme pude constatar em pesquisa recente realizada com mulheres que seguem a Rede Empreendedoras Online.

Muito poucas entendem o poder que o aspecto relacional pode gerar para o negócio.

Não há problema algum em desenvolver habilidades individuais, assistir palestras, fazer consultorias ou vendas.

Na verdade, tudo é importante e tem seu tempo e lugar, entretanto, isso vira uma questão quando você, focada nestes aspectos técnicos deixa de criar oportunidades de desenvolver relações que vão te alavancar através de uma característica muito importante criada ou não nestes ambientes: a sinergia.

O quanto você tem aproveitado esses espaços para estabelecer alavancas verdadeiras para você e seu negócio?

É isso mesmo! Se associar a outras pessoas que estão focadas em um mesmo objetivo que o seu, que falam a sua língua, que te entendem e trocam experiências, que te mostram outras visões de mundo é um dos maiores poderes que seu negócio pode contar.

Seja em apenas um cafezinho com aquela amiga empreendedora, os grupos de mentorias, cursos, parcerias…

Tudo isso tem um poder imenso de alavancar seu negócio por um motivo em especial:

A sinergia!

Mas, a grande questão aqui, o grande pulo do gato é que para fazer uso desse grande poder da sinergia, você não pode estabelecer relações aleatórias. Você não deve fazer parceria com qualquer pessoa, não deve ir em qualquer evento ou curso só porque é de graça, nem mesmo fazer qualquer mentoria porque o tema parece legal.

Mais que isso, você precisa ter um método para estabelecer e alavancar relações estratégicas ao seu negócio.

Existem características e critérios que precisam ser respeitados sob pena de ao contrário de alavancar o seu negócio, os grupos se tornarem apenas mais uma fonte de distração e confusão.

Nesse contexto, as parcerias podem se tornar verdadeiros fracassos para o seu negócio, o networking se tornar mais um encontro de entretenimento infrutífero para seus objetivos.

Elenquei 5 características que eu entendo como mais marcantes para estabelecer relações de sucesso e sinergia no mundo do empreendedorismo para te ajudar a chegar mais longe com o seu negócio. Vamos a elas!

1- Ter consciência dos seus valores pessoais e do seu negócio.

Assim, encontre parceiros que tenham valores iguais ou parecidos com os seus. Ao menos, valores que não contradizem os seus.

Pense em uma empresa que tem como valor a sustentabilidade e estabelece parceria com fornecedores que agridem o meio ambiente? Não parece uma parceria que vai gerar bons resultados, não é?

Mas isso também serve para os seus valores pessoais. Vamos supor que você tenha como valor principal o crescimento contínuo e nesse caso, correr riscos não seja uma grande questão para você.

Na verdade, você até se diverte e se sente estimulada com um certo grau de risco. Mas você estabelece sociedade com uma pessoa que tem como valor central a estabilidade, e correr riscos está fora das possibilidades do que esta pessoa consegue suportar.

Vocês terão certamente problemas em colocar para frente alguns projetos, não?

2- Conhecer suas necessidades e GAPs

Mapeie as áreas do negócio, avalie pontos fracos e identifique que lacunas um parceiro poderia preencher: ele pode dar acesso a mercados não atendidos, por exemplo. Aumentar a base de clientes ou elevar o poder de barganha com fornecedores.

O importante aqui é entender que não é estratégico fazer parcerias aleatórias. Simplesmente porque alguém te convidou. A oportunidade está relacionada com uma necessidade do seu negócio, ou será apenas uma distração que vai tirar seu foco do que é importante para você crescer?

3- Fazer networking estrategicamente

Networking não é apenas entrar em grupos, ir em palestras, trocar cartões como a maioria dos empreendedores acham. Encontrar parceiros de negócios é uma tarefa que requer estímulo constante à rede de contatos.

A participação em feiras e eventos, reuniões de associações setoriais ou rodadas de negócios ajudam a identificar oportunidades na sua área e são muito importantes. Mas é preciso alimentar estes contatos e estabelecer relações ganha-ganhai.

4- Ofereça vantagens sempre

Esse ponto é extremamente importante e está relacionado a dica anterior! Vejo empreendedores que agem como se fazer parceria fosse o outro divulgar seu negócio ou abrir sua rede de contatos para você. Simplesmente pare, se você estiver agindo assim!

O outro precisa ver em você alguém que vai gerar para ele oportunidades. Esta é uma relação de ganha-ganha. Como seria se as pessoas reconhecessem em você alguém que traz expansão para todos aqueles que se associam a você? Certamente todos gostariam de estar ao seu lado.

Que tal começar a trabalhar para se tornar essa pessoa?

5- Esteja onde as pessoas que estão focadas no mesmo objetivo que você estão

É incrível o poder que um grupo de pessoas focadas no mesmo objetivo podem gerar. A sinergia criada por este tipo de grupo já foi estudada por grandes referências na área da psicologia e do coaching.

Aqui destaco um grande autor focado na psicologia do sucesso, Napoleon Hill. Ele cunhou o nome Master Mind (Grande Mente) para a sinergia criada neste tipo de grupos.

Por isso, não meça esforços para estar constantemente com pessoas que estão tendo resultados na sua área.

Aqui eu destaco em especial as mentorias em grupo. Nelas, você cria uma sinergia conjunta, um verdadeiro Master Mind em torno do crescimento do seu negócio. Uma experiência transformadora.

E se você quer fazer parte de um grupo realmente focado em criar sinergia entre empreendedoras, eu te convido a seguir a Rede Empreendedoras Online nas redes sociais, e fazer parte do nosso grupo clicando no link a seguir

https://www.facebook.com/groups/empreendedorasonline/

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Tatiana Borsoi

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