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Planejamento estratégico, como ele pode alavancar o teu negócio?

Você tem um negócio pequeno e acha que não precisa de planejamento estratégico? É aí que você se engana!

Ao colocar o negócio no papel, você inicia o planejamento estratégico, passando a conhecer as viabilidades, recursos e disponibilidade para desenvolvê-lo no momento certo.

Já vi pessoas que desistiram de desenvolver o negócio após colocar tudo no papel, porque viram que no momento não tinham o tempo disponível para fazê-los decolar.

Tudo o que você precisa fazer para começar um negócio valioso ou avaliar seu negócio agora é planejá-lo estrategicamente.

Você pode fazer teu planejamento mesmo depois que a empresa já esteja andando e se desenvolvendo bem, mas é importante para o crescimento do negócio que você tenha um planejamento estratégico bem feito.

Você precisa saber que atividades ou serviços está oferecendo.

Você precisa oferecer esses serviços a um público específico, que é o segmento para quem irá trabalhar.

E para esse público desejar receber os seus serviços/produtos, você precisa fazer uma proposta que atenda as necessidades deles, ou seja, que resolva um problema, realize um sonho ou acrescente muito valor às suas vidas.

Esse é o teu diferencial e se você souber bem disso, saberá como entusiasmar teu cliente na hora da venda.

  • Onde eu vendo?
  • Como eu vendo?
  • Onde acho meu cliente?
  • Como me comunico, me relaciono com meu cliente?
  • Se vendo um produto, como eu entrego?
  • Qual o custo disso?
  • Já vi todas as possibilidades de entrega?
  • Que recursos preciso?
  • Posso trabalhar home office ou preciso de um escritório, uma loja, um parceiro para deixar meus produtos, feiras, etc.?
  • Preciso de pessoas?
  • Quais equipamentos preciso?
  • Como eu ganho dinheiro?
  • Como eu cobro?

Tudo isso precisa estar no papel e bem visível.

Vamos saber todas essas informações no Modelo Canvas de Negócio:

  1. Proposta de valor;
  2. Segmento de clientes;
  3. Canais;
  4. Relacionamento com clientes;
  5. Fontes de receita;
  6. Recursos-chave;
  7. Atividades-chave;
  8. Parcerias;
  9. Custos.

O Modelo CANVAS foi elaborado de forma a respeitar uma divisão natural do cérebro humano.

Desta forma, os postos-chaves do mapa são distribuídos de forma a manter atividades de cunho emocional do lado direito do mapa, enquanto postos-chaves que exigem decisões racionais estão do lado esquerdo.

Planejamento estratégico – Canvas cérebro

Coloque o teu negócio no papel e veja o teu negócio decolar.

Veja agora um modelo de Canvas.

Planejamento estratégico – Modelo de Canvas

Inspire-se e faça o teu melhor.

Picture of Carolina Farina

Carolina Farina

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