Como encarar o novo modelo de trabalho home office sem estresse e ainda cuidar da carreira.
Home Office antes vista como uma tendência, mas não uma novidade entre os profissionais. Com o momento de crise muitas empresas tiveram que se integrar neste modelo e ajustar suas práticas internas.
Algumas organizações já praticavam esse formato de trabalho em jornadas integrais ou no modelo revezamento entre os colaboradores.
Entretanto, hoje o desafio é para quem nunca enfrentou este modo de trabalho, as incertezas, o medo e as dúvidas trazem receios sobre algumas questões como produtividade, liderança, benefícios e até a relação familiar.
A organização por outro lado também compartilha desses receios com seu colaborador, caso não tenha praticado o Home Office nenhuma vez.
Seja por época de crise ou não, o contexto de Home Office trouxe diversos benefícios para ambas as partes e pode ser considerado uma projeção para um futuro próximo.
Alguns dos vários benefícios em realizar Home Office, para o trabalhador, são:
- O aumento do tempo livre, o que permite aproveitar da forma que optar;
- Menor estresse decorrente o trânsito urbano, fugindo do caos, incômodos com buzinas, semáforos etc.;
- Aumento da disciplina, pois a sua rotina, suas entregas e seus horários dependem exclusivamente de você. Então, em decorrência de planejar seu dia a dia e ter que seguir este planejamento à risca, você treina e desenvolve sua própria disciplina;
- Clima mais leve ao trabalhar. Não há dúvidas de que o ambiente de casa te mantenha mais relaxado e tranquilo, isto se torna mais um motivo que faz você trabalhar com mais gosto e vontade.
Outro ponto chave do Home Office é não esquecer de sua equipe, caso tenha uma.
Muitas vezes no Home Office a entrega da equipe é deixada de lado e as entregas pessoais são priorizadas, ainda mais se o trabalho de casa foi implantado devido a pandemia.
O medo da não entrega pode prejudicar o nosso senso de equipe. Para que isso não aconteça, é importante manter uma comunicação e interação com seus colegas de trabalho.
Assim como você, eles provavelmente estão se adequando à esta nova forma de trabalhar.
Como nenhum sistema é 100% perfeito, o Home Office pode trazer alguns desafios para a empresa e o trabalhador, como por exemplo a marcação de horário de trabalho, os suprimentos de equipamentos limitados, o local de trabalho que por vezes não é ergonômico ou até a falta de adequação do profissional a este modelo.
Assim como muitos procedimentos novos que são implantados nas empresas exigem alguns cuidados, com o Home office não poderia ser diferente.
É necessário ter uma comunicação clara e constante, manter o relacionamento entre gestores e colaboradores.
O apoio emocional e técnico deve ser colocado em prática para que supram as necessidades do trabalhador e da organização.
Bora lá para esse novo modelo de trabalho, sucesso!
Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.
Projeto Universidade Empreendedora
Este artigo teve apoio e participação de Victoria Machado, aluna 3º semestre de Gestão de Recursos Humanos da FMU em São Paulo, contribuindo para o Projeto Universidade Empreendedora da Revista aEmpreendedora.