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Novos comportamentos

Novos comportamentos no home office em tempo de pandemia

O mundo e os negócios mudaram muito, surgindo novos comportamentos…

Novos comportamentos no home office com a pandemia, mudaram as formas de comunicação, de fazermos reuniões e divulgarmos os nossos produtos e serviços.

Muitas empreendedoras já trabalhavam em home office antes da pandemia, porém as crianças estavam na escola, os companheiros em seus escritórios e nós íamos em cafés ou coworking para atender os clientes, não é?

E quem vende produtos também ia em cafés, ou shoppings, ou levava os mesmos para vender nas escolas, empresas, nas vizinhas, amigas ou faziam reuniões de demonstração.

E agora?

Você sabe como se comportar nas reuniões online?

Como divulgar teu produto/serviço nos grupos das redes sociais ou no WhatsApp?

Como faço reunião com as crianças gritando e o cachorro latindo em casa?

Bom, para começar, se arrume como se você fosse sair de casa, arrume os cabelos, se maquie, coloque assessórios, o cérebro terá a informação que você está trabalhando e você terá mais produtividade, se sentirá melhor, além de transmitir uma boa aparência para quem te vê numa videoconferência.

Avise as crianças que você entrará em reunião, que é o trabalho da mamãe, que você falará com um cliente. As crianças não são advinhas, explique o que vai acontecer, uma boa conversa as deixa mais tranquilas e seguras.

Se puder fique num cômodo com a porta fechada (ou trancada), onde ninguém te interrompa e verifique o que vai aparecer no fundo, não deixe a cama desarrumada ou uma bagunça atrás de você.

Não fique deitada na cama ou toda torta no sofá, esteja numa postura profissional.

E sempre, mas sempre, use calças (ou saia, ou bermuda), pois pode acontecer um imprevisto e você precisar se levantar e aparecer de calcinha ou de pijama numa reunião será muito constrangedor, além do mais alguém poderá estar gravando e você poderá virar um meme (tem vários no YouTube).

Aqui vão algumas dicas valiosas de como divulgar com mais assertividade nas redes sociais:
  • Escreva corretamente! Se você tem alguma dificuldade no português, peça para alguma amiga corrigir, vai no Google, mas não faça posts ou envie e-mails com erros de português, isso prejudica muito a tua imagem;
  • Faça uma arte bonita do teu produto ou serviço. Se você tem muitas fotos do produto, faça uma colagem, de uma maneira que caiba tudo num único template. O canva é muito fácil de usar, tem uma versão gratuita e já tem uma infinidade de templates a tua escolha e estilo. https://www.canva.com/
  • Coloque preço do teu produto ou serviço no post. Principalmente quando for compartilhar em grupos. Ninguém gosta de ter que ficar pedindo o valor no privado, faz a pessoa perder o interesse pelo produto ou serviço que você está oferecendo, além da perda de tempo. Você também otimizará o teu tempo, pois não terá que ficar respondendo o valor para várias pessoas;
  • Se você participa de grupos no WhatsApp, veja as regras do grupo. Alguns grupos só permitem postar uma vez por semana ou só permitem postar uma foto. Seja assertiva na tua divulgação, esteja dentro das regras e coloque o máximo de informações possíveis no post, tanto no escrito como na foto;
  • Não poste o teu produto/serviço nos comentários do post de outra pessoa, é muito deselegante e antiético;
  • Seja a mais simpática possível na escrita, diga bom dia, boa tarde ou boa noite; tudo bem? E então responda à pergunta da pessoa.
  • Quando for perguntar algo de algum post nos grupos de WhatsApp, envie no privado, dessa forma não tumultua o grupo.

O teu produto/serviço pode ser maravilhoso, mas o teu comportamento pode prejudicar muito as tuas vendas.

Seja uma mulher atraente, que as pessoas admiram e indicam.

A nossa energia não mente.

Fique atenta aos novos comportamentos e esteja bem consigo mesma, seja positiva e tenha fé, faça o teu trabalho com amor, nós vamos vencer tudo isso!

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Carolina Farina

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